//ANÁLISE// Pazuello reconhece que não existe fim do coronavírus

               


Fernando Pesciotta


Ao contrário do que tem apregoado Jair Bolsonaro, o ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, afirmou nesta quinta-feira, 27 de agosto, que “não existe fim do coronavírus” e que o País ainda deve conviver com a doença mesmo depois da vacina.

“O coronavírus vai continuar conosco, mas como outros vírus com que nós vivemos”, afirmou. “Vamos ter hábitos novos, como uso de máscara e os afastamentos sociais necessários em alguns casos. É bom colocarmos essas ideias de forma muito clara, é uma nova realidade”, completou.

A declaração foi feita durante reunião com secretários estaduais e municipais de saúde. Pazuello deu uma bronca em um diretor que apresentava o cenário da epidemia no País, exigindo que sejam feitas ressalvas regionais. O diretor falava em estabilidade na evolução de novos casos.

Ao minimizar a pandemia, Bolsonaro se contradiz. Afinal, tem feito muita pressão sobre a equipe econômica para garantir o pagamento do auxílio emergencial.

De acordo com o G1, o governo definiu em R$ 300 o valor do benefício a ser pago a partir de setembro e até o fim do ano, chegando, assim, ao valor desejado por Bolsonaro, que poderá fazer o anúncio nesta sexta-feira, 28 de agosto.

Outros veículos da imprensa, porém, explicitam que o valor do auxílio não está definido e pode ser inferior aos R$ 300.

Por outro lado, o Renda Brasil, que deverá substituir o Bolsa Família, ficará para um segundo momento.

Técnicos do Ministério da Economia alertam, no entanto, que o governo não tem recursos para fazer esses pagamentos. Travas fiscais também impedem a criação do Renda Brasil sem a extinção de outros programas sociais.

Em sua live semanal, Bolsonaro disse ontem que o ministro Paulo Guedes pode apresentar ainda hoje uma solução para o Renda Brasil.

A live esteve entre os assuntos mais comentados das redes sociais à noite. Isso porque as imagens expuseram o papel no qual estava a lista dos assuntos a serem abordados. O segundo item era “botar um ponto final da questão envolvendo Queiroz e a primeira-dama”. Veja aqui: ww.encurtador.com.br/TWY23

Witzel afastado

O assunto que deve movimentar a imprensa e bombar nas redes sociais, porém, é o afastamento do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, determinado pelo STJ nesta madrugada. Ele é acusado de irregularidades em contratos de saúde.

O STJ também expediu mandados de prisão do Pastor Everaldo, presidente do PSC, e Lucas Tristão, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico. Há mandados de busca e apreensão contra a primeira-dama, Helena Witzel, e no Palácio Guanabara, sede do governo.

EUA

Quatro dias depois de Jacob Blake ter sido baleado por um policial branco em Kenosha, os jogadores da NBA, a liga profissional do milionário basquete americano, decidiram encerrar a temporada em protesto contra o racismo.

O inédito protesto dos jogadores é visto como uma importante cartada política contra o presidente Donald Trump e engrossa as manifestações que agitam o país depois de mais uma cena de violência contra um negro.

Ontem, em Washington, centenas de manifestantes se reuniram em frente à Casa Branc para pedir a saída de Trump no momento em que ele aceitava oficialmente a indicação do Partido Republicano para disputar a reeleição.

-------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com

Comentários