//SAÚDE// Mistura de dança e ginástica, Zumba é sucesso em Serra Negra

Claudia Gomes: Zumba faz bem para o coração, ajuda a emagrecer e a tratar a ansiedade 

As noites das segundas e quartas-feiras eram muito animadas no Palácio Primavera, na Praça Sesquicentenário, até alguns meses atrás. O salão de eventos ficava lotado, com gente de várias faixas etárias, que durante uma hora se exercitava, se divertia e cuidava da saúde, dançando ao som de alegres ritmos latinos.

A pandemia do novo coronavírus acabou com a festa. Mas não impediu que a instrutora daquela numerosa turma, Claudia Gomes, desistisse da alegria e dos benefícios para o corpo proporcionados pela Zumba, essa mistura de ginástica e dança criada pelo colombiano Beto Pérez na década de 90 do século passado, e hoje presente em mais de 150 países.

Já que não pode, pelo menos por enquanto, orientar presencialmente as cerca de 70 pessoas inscritas na oficina de Zumba da prefeitura - havia outras 45 na lista de espera para as aulas no Palácio Primavera -  o jeito encontrado por Claudia foi usar a internet para que elas continuassem a se mexer - Claudia faz "lives" com os alunos duas vezes por semana, ainda às segundas e quartas-feiras, em dois horários, das 15 às 16 horas e das 18 às 19 horas.

A Zumba traz benefícios para o coração, diz ela. “A atividade provoca uma melhora no sistema cardiovascular por meio do aumento das batidas do coração e devido ao maior volume de sangue que o coração leva para o corpo, principalmente para os músculos", afirma. Além disso, completa, "melhora a autoestima, emagrece, melhora muito a coordenação motora, e médicos a indicam como grande ajuda no tratamento depressão e ansiedade".

Esse é um ponto que ela destaca neste momento em que muitas pessoas se mantêm isoladas em casa, se protegendo do coronavírus. "É importante fazer qualquer tipo de atividade física nesta época de isolamento social, mesmo em casa", diz. "Não devemos ficar no sedentarismo, a Zumba vai ajudar muito nesse momento difícil que estamos vivendo, pois a dança é também um excelente exercício mental."

Claudia é  professora e coreógrafa há sete anos. Além das aulas de dança em Serra Negra, desde 2013, atuou em Monte Alegre do Sul, Monte Sião e Águas de Lindoia e em várias academias. É também instrutora do Dan-Sa, de Daniel Saboya, dono de um dos canais de dança do YouTube mais vistos em todo o mundo.

Por ser uma "zin", ou seja, uma instrutora licenciada e credenciada pela Zumba, Claudia se mantém constantemente atualizada, pois recebe trabalhos mensais para treinos - nove músicas coreografadas e nove músicas para coreografar - e assim pode dar continuidade às suas atividades em casa. "É assim que busco ocupar muito minha mente, fazendo algo que gosto muito, que é dançar, exercitar corpo e mente", diz.

"No começo desta pandemia tive muitos problemas para me adaptar com as mudanças, principalmente porque a minha profissão, praticada junto com várias pessoas, será uma das que não voltarão tão rapidamente", afirma Claudia, que confessa ter passado por crises de ansiedade, superadas quando resolveu continuar seus estudos e treinar.

"Sinto muita falta da energia das aulas e do contato com os alunos, mas deixo minha mensagem de fé, otimismo e muita esperança de que isso tudo acabe e que, se Deus quiser, logo estaremos todos juntos novamente", conclui Claudia, que aparece no vídeo abaixo numa aula com suas alunas do Palácio Primavera.

Serviço 

Os interessados em ter aulas de Zumba com a instrutora Claudia Gomes devem entrar em contato com ela em seu WhatsApp: 19 99707-9302


Comentários

  1. A zumba entrou na minha vida e tdo melhorou, vc faz exercícios se divertindo. Deixando seu dia a dia muito mais leve e solto

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.