//PANDEMIA// Governo rejeita pedido e Serra Negra permanece na região de Campinas, diz G1


O governo do Estado rejeitou o pedido de prefeitos dos municípios do Circuito das Águas Paulista para que eles deixassem de fazer parte da região de Campinas e dessa forma avançassem de fase no Plano SP de reativação da economia. A região foi mantida, nesta sexta-feira, 10 de julho, na fase 1 - vermelha do plano, a mais severa, embora a prefeitura de Serra Negra tenha, por decreto próprio, colocado a cidade na fase 2 - laranja, na qual as restrições às atividades econômicas são mais brandas.

A informação foi dada pelo portal G1 - Campinas e Região. Segundo a reportagem, nesta sexta-feira, o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, afastou a possibilidade desse desmembramento e disse que toda a região de Campinas permanece na fase 1 - vermelha.

"Nós sempre buscamos avançar aqui no governo do Estado, mas a regra que está posta e tem feito avançar o Estado de SP é por DRS [Delegacia Regional de Saúde], e nós seguimos nessa lógica", disse Vinholi.

Prefeitos das cidades do Circuito das Águas levaram ao governo do Estado levantamento para alegar que a região tem indicadores sanitários menos graves do que o restante da Delegacia Regional de Saúde VII (DRS-7), com sede em Campinas, que abrange 42 cidades.

Esse pedido do Circuito das Águas também é defendido pelo aglomerado urbano de Jundiaí e a Região Bragantina, segundo Vinholi. Mas o secretário afirmou que ainda prevalece o critério por DRS.

"Sobre a subdivisão, o Plano São Paulo estabelece uma divisão que é baseada nas regiões de saúde. Isso tem um motivo, estabelecido pelo Centro de Contingência, pela Secretaria de Saúde, referência e contrarreferência, leitos de UTI, e com isso nós estamos avançando os indicadores em todas a regiões do Estado", explicou.

O Executivo de Serra Negra informou, em nota enviada à reportagem do G1, que "embora o secretário tenha dito na entrevista coletiva que segue a lógica das divisões por DRS, critério que vigora por ora, a Prefeitura de Serra Negra aguarda que o pedido de desmembramento para microrregiões seja colocado em pauta ao Centro de Contingência do Estado".

Comentários