//PANDEMIA// Prefeitura ignora Plano SP e permite abertura de lojas

Comércio vai continuar aberto das 13 às 17 horas: prefeitura ignorou Plano SP


O comércio de Serra Negra abre hoje normalmente como nas últimas semanas, das 13 às 17 horas, se mantendo na Fase Laranja, a segunda do Plano SP, contrariando a decisão do governo do Estado de São Paulo, que determinou, na semana passada, o retorno da região de Campinas à Fase Vermelha, a primeira de sua estratégia de retomada da atividade econômica. 

A reabertura das lojas e manutenção de Serra Negra na Fase Laranja foi autorizada pelo Decreto nº 5.069, assinado e divulgado nesta segunda-feira, 6 de julho. O novo texto contraria também decisão da Justiça, que, em decisão liminar, determinou que o município de Serra Negra siga os decretos de reabertura da economia do governo do Estado de São Paulo.

Segundo o novo decreto, assinado pelo prefeito Sidney Ferraresso (DEM) e pelo secretário de Planejamento e Gestão Estratégica, Antonio Roberto Siqueira Filho, “os novos dados encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde de 5 de julho, com embasamento em evidências científicas e em análises técnicas, demonstram que o município de Serra Negra encontra-se na fase 2 – Laranja, fixada pelo Governo do Estado de São Paulo no Plano SP".

Em uma semana, do dia 28 de junho a 5 de julho, os casos confirmados de covid-19 aumentaram 34,6% na cidade, passando, no total, de 26 para 35. Há atualmente, sete pacientes em tratamento e 15 casos suspeitos. 

Serra Negra, que pertence à região de Campinas, deveria retornar à Fase Vermelha, de restrição total de atividades não essenciais. Desde a quarta-feira passada, quando foi anunciado o retorno do município e de todas as cidades do Circuito das Águas Paulista (Serra Negra, Amparo, Águas de Lindoia, Lindoia, Socorro, Pedreira, Jaguariúna, Monte Alegre do Sul e Holambra) à Fase Vermelha a partir desta segunda-feira, foi iniciado um movimento de prefeitos da região para exigir do governo do Estado de São Paulo, João Doria (DEM), a permanência dessa região na Fase Laranja. Eles querem que as cidades do Circuito das Águas integrem uma sub-região de Campinas. 

Nesta manhã de segunda-feira, 6 de julho, o vice-prefeito de Serra Negra, Rodrigo Magaldi (DEM), divulgou um vídeo em sua página do Facebook informando que estava a caminho de São Paulo para levar um ofício a ser entregue ao governador João Doria, explicando que em Serra Negra, assim como no Circuito das Águas, a pandemia do novo coronavírus está sob controle. Dessa forma, não haveria necessidade de as cidades retrocederem à Fase Vermelha, como foi determinado.

“Entendemos a ligação umbilical que temos com Campinas, porém nosso trabalho árduo, difícil e de sacrifício, levou a números bons, que permitem que a gente comece a retomada econômica", disse Magaldi no vídeo. "Dia de lutas, fim de semana complicado, estamos levando esse anseio não só de Serra Negra, como do Circuito das Águas, para que a gente sensibilize o governador e volte a caminhar com a nossa economia”, concluiu o vice-prefeito.

O prefeito Ferraresso seguiu a mesma linha de argumentação do seu vice para justificar o novo decreto: “São evidências científicas para que o município adote a flexibilização das medidas restritivas. Hoje mesmo estamos indo no Palácio dos Bandeirantes para apresentar estes dados ao governador e também encaminharemos ao Ministério Público.”

A íntegra do decreto é a seguinte;


Comentários

  1. Por favor vamos ser inteligentes as precauções já estão sendo feitas os protocolos sendo respeitados então temos que salvar o desemprego em massa hoje em serra negra já e mais de 1,000 fora extras,artesãos ,costureiras e muito mais se for ver da mais de 2,000 pessoas em uma cidade de 26000 hab e muito ,temos que manter esse comércio aberto para começar a gerar empregos pelo menos manter o que está empregado o caos social e muito mais do que a epidemia que virou uma guerra política tendo como governo do estado um belo desgoverno ,sabemos que essa crise e só um começo lembrem somos um país de terceiro mundo pobre fiquem atentos nunca

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.