//PANDEMIA// Prefeitos entregam dados ao governo para mostrar que podem flexibilizar quarentena

Prefeitos da região do Circuito das Águas estiveram terça-feira no Palácio dos Bandeirantes


Um levantamento feito pelas secretarias de saúde dos municípios de Serra Negra, Lindoia, Águas de Lindoia, Monte Alegre do Sul e Amparo foi encaminhado ao governo estadual para que a região do Circuito das Águas Paulista, ao qual essas cidades pertencem, seja reclassificada no Plano SP. 

Os autores do estudo concluíram que a região tem  condições de estar no mínimo na fase 2 (laranja) ou até na fase 3 (amarela) do plano, que embasa a retomada econômica no Estado em função da pandemia do covid-19, e não na fase 1 (vermelha), a mais severa.

De acordo com o estabelecido pelo governo estadual na sexta-feira, 3 de julho, as 42 cidades do Departamento Regional de Saúde (DRS) VII foram colocadas na zona vermelha. O prefeito de Serra Negra, Sidney Ferraresso (DEM), ignorou a classificação e editou decreto mantendo a cidade na fase 2. 

Os prefeitos das cidades do Circuito das Águas promoveram reuniões na  segunda-feira, 6 de julho, na Prefeitura de Monte Alegre do Sul, e na terça-feira, 7, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, com o secretário-executivo de Desenvolvimento Regional, Rubens Cury.

Para esta quinta-feira, 9, está programado outro encontro dos prefeitos, desta vez com o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. 

O prefeito Sidney Ferraresso afirmou que a iniciativa não é para "afrontar ninguém e sim mostrar que nossa realidade é diferente da qual estamos sendo classificados, conforme os números comprovam”.  

O levantamento encaminhado ao governo estadual apresenta números com base na semana dos dias 22 de junho a 29 de junho e de 30 de junho a 7 de julho.

Segundo o estudo, a ocupação de leitos de UTI destinados a pacientes de covid-19 na Santa Casa Anna Cintra, estava em 45% de sua capacidade.

Ontem, 8 de julho, porém, os leitos de UTI para covid-19 naquele hospital atingiam 70% da capacidade e os de enfermaria, 100%

Na manhã desta quinta-feira, o vice-prefeito de Serra Negra, médico Rodrigo Magaldi (DEM), em vídeo divulgado em redes sociais e gravado durante a madrugada, disse que se encontrava no Hospital Santa Rosa de Lima, onde estavam internados dois pacientes com suspeita de covid-19, e novamente pediu para a população tomar todo o cuidado possível para evitar a contaminação e permanecer em casa quando for possível.

A Secretaria de Saúde de Serra Negra não publicou, na quarta-feira, 8 de julho, o boletim diário sobre a evolução da pandemia na cidade. O último boletim, de terça-feira, apontava a existência de 11 casos confirmados de covid-19 em tratamento e 12 casos suspeitos, num total de 42 casos registrados na cidade até aquele dia.

O quadro abaixo resume as conclusões do levantamento enviado ao governo do Estado:


Comentários