//PANDEMIA// "Covidário" do Alto das Palmeiras deixa de funcionar 24 horas por dia

UPA do Alto das Palmeiras só vai funcionar diariamente até às 19 horas

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada no bairro Alto das Palmeiras, conhecida por "covidário", que atende  exclusivamente pacientes que apresentem sintomas gripais ou sintomas compatíveis com suspeita de covid-19, passa a funcionar apenas 12 horas, todos os dias da semana.

A mudança ocorre a partir do sábado, dia 4 de julho, e o horário será das 7 horas às 19 horas.

Em caso de urgência ou emergência, os pacientes devem se dirigir ao Hospital Santa Rosa de Lima.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Teresa Cristina Fernandes, a alteração foi feita depois de avaliação da equipe técnica. “Verificou-se que o maior número de atendimentos da UPA no Alto das Palmeiras ocorre no período diurno. Também foi considerado para essa decisão o curso da pandemia em nosso município, a evolução dos números e ainda que, em casos mais graves, já é indicado o encaminhamento para o hospital. Portanto, não haverá riscos à saúde do paciente”, diz ela, que ressaltou: “A manutenção dos atendimentos das 7 às 19 horas é a estratégia para essa fase, esse momento. Estamos sempre em reavaliações e monitoramento.”

Na última sessão da Câmara Municipal, dia 29 de junho, o vereador Ricardo Fioravanti, que faz oposição ao prefeito Sidney Ferraresso (DEM), contestou a decisão da Secretaria de Saúde de estender por mais dois meses o contrato de manutenção da UPA do Alto das Palmeiras.

Para ele, o Pronto-Socorro do Hospital Santa Rosa de Lima poderia oferecer o mesmo serviço por um custo menor. “A procura do hospital pelos serranos está reduzida em virtude do medo de contaminação”, argumentou.

Fioravanti, junto com os outros dois vereadores oposicionistas, Roberto de Almeida e Leandro Pinheiro, querem que a Câmara instale uma Comissão Especial de Inquérito para apurar gastos no setor de saúde na cidade. 

Fioravanti  questionou o uso de verbas destinadas aos gastos com a pandemia para a compra de produtos que não seriam, na sua opinião, condizentes com sua finalidade, entre os quais materiais de higiene e limpeza, além de gêneros alimentícios destinados à UPA do Alto das Palmeiras.

Comentários