//PANDEMIA// Casos em Serra Negra aumentam 18% em dois dias; Amparo tem mais uma morte


Os casos de covid-19 em Serra Negra aumentaram cerca de 18% em dois dias, passando de um total de 28 no dia 30 de junho para 33 nesta quinta-feira, 2 de julho, segundo o boletim da Secretaria de Saúde. Há na cidade oito pacientes em tratamento da doença provocada pelo novo coronavírus, seis deles em isolamento domiciliar e dois no hospital. Existem ainda 16 casos suspeitos, à espera dos resultados dos exames. 

Em Amparo, foi registrado nesta quinta-feira a oitava morte provocada pelo covid-19, uma mulher de 60 anos de idade. O número total de casos da doença na cidade subiu para 190, com 33 pacientes em tratamento e 76 suspeitos à espera do resultados dos testes.

O Estado de São Paulo bateu mais um recorde de novos casos confirmados de coronavírus em um dia. Nas últimas 24 horas, o Estado contabilizou 12.244 novos casos, somando agora 302.179 casos. O recorde anterior havia sido contabilizado no dia 26 de junho, com 9.921 novos casos. São Paulo chegou a contabilizar mais de 19 mil casos em um único dia, mas isso tinha sido resultado de um problema no sistema de contabilização do Ministério da Saúde.

Segundo Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, o recorde se deve principalmente à ampliação da capacidade de testagem de casos leves pelos laboratórios da rede pública. De acordo com ele, pouco mais de 1/4 dos casos confirmados nas últimas 24 horas são de casos leves.

"No total de hoje, nós temos um pouco mais de um quarto dos casos que foram confirmados por meio dos testes sorológicos, sendo que de ontem para hoje foram 29%, ou seja, do total de casos do dia, 70% são casos agudos", destacou Menezes.

Nas últimas 24 horas, São Paulo contabilizou 321 novos óbitos, somando agora 15.351 mortes por coronavírus desde o início da pandemia. O total de curados no Estado soma 162.851 pessoas.

Até o dia 15 de julho, o Estado de São Paulo pode ter entre 18 mil e 23 mil óbitos provocados pelo novo coronavírus. A projeção foi anunciada pelo Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo.

 O centro prevê também que São Paulo possa ter entre 335 mil e 470 mil casos confirmados de covid-19 até o dia 15 de julho.

O governo paulista informou que, por meio de um decreto que será publicado nos próximos dias, os comércios autorizados nas regiões que estiverem na fase laranja, como Serra Negra, terão a opção de abrir quatro dias úteis com seis horas contínuas de funcionamento. Atualmente, a fase laranja permite que shoppings, concessionárias, comércio de rua e escritórios funcionem por quatro horas diárias todos os dias e com capacidade de lotação limitada a 20%. 

Quase 1,5 milhão de casos no Brasil

O Brasil tem 1.496.858 casos confirmados de covid-19 e 61.884 mortes pela doença, segundo os dados mais recentes do Ministério da Saúde, divulgados nesta quinta-feira (2). Com isso, o país se aproxima de 1,5 milhão de pessoas infectadas. Nas últimas 24 horas, 1.252 óbitos e 48.195 casos confirmados foram agregados às estatísticas.

Do total de infectados até o momento, 852.816 pessoas se recuperaram da doença e 582.158 mil pacientes ainda estão em acompanhamento. Há ainda 3.931 mortes em investigação.

A taxa de letalidade da doença (número de mortes pelo total de casos) ficou em 4,1%, enquanto a de mortalidade (número de óbitos por 100 mil habitantes) ficou em 29,4. A incidência (quantidade de casos pela população) está em 712,3. (Com informações da Agência Brasil - Fotos: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Comentários

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.