//OPINIÃO// Serra Negra: um plano para o futuro


Mark Hillary

Serra Negra depende do turismo - e o turismo foi destruído pela pandemia de Covid-19. Contudo,  podemos ver que muitas de nossas lojas e restaurantes locais estão tentando funcionar novamente, mas são restritos porque muito poucos turistas querem sair de suas cidades no momento.

Não podemos escapar da realidade, a pandemia ainda existe. Não é surpresa que as pessoas tenham medo de viajar, mas isso não ajuda as pequenas empresas de Serra Negra. O que eu acredito que a cidade precisa é de uma visão de curto e longo prazo. Uma maneira de salvar os negócios hoje, mas também de imaginar como a cidade poderia ser melhorada após essa crise.

Vamos considerar isso em três fases - agora, nos próximos meses e no próximo ano. Claro que a prefeitura e o governador do estado podem ajudar em todas essas fases, mas não devemos ficar aqui esperando por dinheiro. A prefeitura também pode ajudar os negócios localmente, agindo como um catalisador e compartilhando informações com as pessoas locais.

Primeiro, os restaurantes e as lojas precisam sobreviver. A maioria dos restaurantes já começou a oferecer entrega local, mas a prefeitura, juntamente com recursos da mídia local, como O Serrano e o Viva! Serra Negra, deve oferecer informações fáceis de se localizar sobre quem está oferecendo o que, onde e como. Uma campanha que incentive as pessoas a gastar localmente para salvar empregos locais deveria ter começado meses atrás, mas agora ainda não é tarde demais para começar.

As lojas locais precisam aceitar que o volume de clientes não se recupere por muito tempo. Eles precisam vender produtos mais atraentes para os residentes locais e desenvolver seus negócios online. Isso não precisa ser complexo. Pode ser tão simples quanto oferecer seus produtos para venda no Instagram e no Mercado Livre. Você não precisa criar um site caro para começar a oferecer o comércio eletrônico.

Segundo, a cidade precisa se redefinir. Esta é a cidade da saúde? Vamos destacar a cidade na Globo porque multamos pessoas que jogam bitucas de cigarro na rua! Vamos entrar em contato ativamente com as agências de viagens que organizam viagens dentro de São Paulo e levá-las a apresentar Serra Negra. Vamos entrar em contato com blogueiros de viagem e pedir que eles visitem e sugiram Serra Negra como um destino para quem deseja viajar, mas não pode ir longe. 

A prefeitura tem inúmeras fotos grátis de Serra Negra no Instagram de turistas - compartilhe-as em um canal de Serra Negra. Vamos atrair mais pessoas para cá e construir uma marca que seja mais forte que Campos do Jordão - para que todos em São Paulo queiram não somente visitar a festa junina, mas também queiram comprar roupas e presentes originários de Serra Negra. Toda pessoa no estado de São Paulo precisa CONHECER Serra Negra.

Terceiro, vamos pensar no futuro. Milhões de profissionais em São Paulo agora podem trabalhar em casa. Empresas como QuintoAndar, Twitter, Google, Microsoft, Morgan Stanley, JPMorgan, Capital One, Amazon, PayPal e Salesforce estão permitindo que seus funcionários trabalhem permanentemente em casa. Todo banqueiro, advogado, contador e trabalhador de tecnologia de São Paulo agora perguntará se o centro da cidade é o melhor lugar para se viver. Famílias profissionais com crianças podem ter uma casa grande em Serra Negra por menos do que o preço de um apartamento nos Jardins. Temos boas escolas, um ambiente bonito, uma cidade segura e com baixos índices de criminalidade - devemos criar um plano para tornar Serra Negra mais atraente para funcionários profissionais que podem trabalhar em casa.

Isso levará a um número maior de pessoas locais com renda mais alta - gastando uma grande quantidade localmente em lojas, bares e restaurantes. Talvez algum espaço no Centro de Convenções ou no Oscar Plaza Shopping possa ser transformado em um centro de suporte a negócios para pessoas que trabalham em casa, mas que ocasionalmente precisam de uma sala de reuniões ou local silencioso para fazer uma chamada de vídeo.

Alguns podem argumentar que a população local com ganhos mais altos aumentará os preços dos imóveis, mas acho que não. A propriedade não é muito líquida em Serra Negra. Pode levar anos para vender uma casa. Os migrantes de São Paulo devem ser bem-vindos e isso reduz a dependência quase completa do turismo e do varejo. Vamos construir uma economia local mais resiliente que possa sobreviver mesmo quando o número de turistas for menor que o normal.

É necessária ação imediata para ajudar as empresas locais a sobreviver, mas a cidade precisa pensar além dessa dependência absoluta de turistas. Serra Negra pode ser o local número um para os profissionais em São Paulo se mudarem - muitos deixarão o centro da cidade nos próximos dois anos. Por que não os convidamos aqui?

------------------------------------

Mark Hillary é um escritor britânico de Londres que vive em Serra Negra.

Comentários