//CULTURA// Sai Chicão, entra Nando Bonfim, com a promessa de continuidade

Chicão, ex-diretor, e Nando, que entra em seu lugar: projetos de sucesso vão continuar

Luís Fernando Roncatti Bonfim é o novo diretor da Divisão de Cultura de Serra Negra, no lugar de Francisco Bertan, o Chicão, que ocupou o cargo por três anos e meio. Nando Bonfim, como é conhecido, é músico, nascido em São Paulo, neto de colono italiano de Serra Negra, e passou a viver em definitivo na cidade há alguns anos, depois de ter estudado música nos Estados Unidos. Foi integrante e presidente do Conselho Municipal de Cultura. Integra grupos musicais e dá aulas de contrabaixo, guitarra e violão.

Entre seus planos para a Divisão de Cultura estão a manutenção dos projetos de sucesso nos últimos anos, como a Feira Noturna Cultural, dentro das limitações impostas pela pandemia, e a busca de um auxílio aos artistas, por meio da Lei 14.017/2020, conhecida como “Lei Aldir Blanc”, em homenagem ao compositor e cronista brasileiro morto em maio de 2020, por complicações causadas pelo covid-19.

“Os agentes culturais são os mais prejudicados nesta época, já que os eventos geram aglomeração e por conta disso essas pessoas são as últimas que vão poder voltar a trabalhar normalmente", disse. "Como neste momento ainda não dá para se vislumbrar essa possibilidade, embora exista um esforço global no sentido de oferecer uma vacina ou um tratamento, os agentes culturais precisam de apoio e vamos lutar para que essa verba possa ser destinada para a cidade e os agentes culturais daqui”, ressaltou.

A Lei Aldir Blanc dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública e entregará aos Estados, ao Distrito Federal e aos municípios, em parcela única, no exercício de 2020, o valor de R$ 3 bilhões para aplicação, pelos poderes executivos locais, em ações de apoio ao setor cultural, por meio de renda emergencial mensal de R$ 600 aos trabalhadores da cultura, subsídio mensal para manutenção de estabelecimentos culturais, editais, prêmios e projetos em geral e linhas de crédito para fomento de atividades e aquisição de equipamentos entre outros benefícios.

Comentários