//TURISMO// Cidades como Serra Negra deverão ser as mais visitadas depois da pandemia


Salete Silva

O território nacional no período pós-pandemia deve ganhar prioridade no roteiro dos turistas brasileiros, assim como as viagens curtas de São Paulo para o interior, que beneficiam as regiões e cidades turísticas.  

Essa tendência já foi observada em outros países, como a China. Uma pesquisa da consultoria Oliver Wyman revela que 77% dos 1 mil chineses entrevistados, na faixa etária de 18 a 24 anos, dão preferência a destinos nacionais para a primeira viagem depois que o covid-19 estiver vencido.

Levantamento da Organização Mundial do Turismo (OMT) também revela que os desembarques internacionais devem cair entre 60% e 80% do mundo em 2020, o que significa entre 850 milhões a 1,1 bilhão de viajantes estrangeiros a menos.

O decreto do Estado de São Paulo de combate à pandemia proíbe ações de marketing para chamar turistas neste momento, seja pela iniciativa privada ou pelos municípios, mas já alguns movimentos generalizados para estimular o turismo interno, como o #ViajePeloBrasil, que reúne em torno de 20 associações do setor.

Serra Negra, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, tem estimulado o uso da hashtag #devalorparaointerior. 

A recomendação é que empresários, trabalhadores, serranos e frequentadores de Serra Negra usem a hashtag para marcar suas fotos e estabelecimentos comerciais, como hotéis, lojas, restaurantes e bares, assim como pontos turísticos e tudo o que compartilharem em suas redes sociais sobre a cidade e o Circuito das Águas Paulista.

Os médicos, no entanto, ressalvam que com a curva da pandemia em ascensão este ainda não é o momento para viajar. Para o médico Francisco Ivanildo de Oliveira Júnior, do Hospital Emílio Ribas, o turismo é deslocamento, o que faz com que a doença viaje com as pessoas.

O risco é um pouco menor em viagens, ou as "escapadas", para cidades próximas, que serão mais comuns no pós-pandemia. Em virtude da falta de vacina, os turistas podem preferir no primeiro momento, viagens de carro ou ônibus com distanciamento. Segundos os especialistas em turismo, os últimos a voltar serão os navios.

As viagens curtas, como saídas de São Paulo aos municípios e regiões turísticas do Interior, como Serra Negra e todo o Circuito das Águas Paulista, devem ganhar a preferência dos turistas. As agências de turismo já vêm trabalhando pacotes e roteiros nesse segmento.

Além da menor exposição do turista e do risco de contaminação, o turismo regional tem custo mais acessível e esse fator também deverá influenciar na escolha dos destinos.

De acordo com uma pesquisa do TRVL LAB (Laboratório de Inteligência de Negócios em Viagens), o turismo regional e rodoviário será o primeiro a retomar, seguindo o comportamento das pessoas de evitarem viagens longas.

Outra tendência é o turismo de experiência, segundo análise feita pela consultoria Lab Turismo para o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

O estudo aponta que os temas saúde, família, humanização, sustentabilidade e hiperconexão têm despertado o interesse dos viajantes. Destinos que estimulam a convivência familiar e entre amigos também serão priorizados.

Comentários