//PANDEMIA// Os turistas vieram, mas compraram pouco


Muitos carros passaram pela Rua Coronel Pedro Penteado neste domingo (6 de junho) à tarde

O primeiro fim de semana de reabertura dos estabelecimentos comerciais de Serra Negra, que permaneceram fechados por mais de 70 dias em virtude da pandemia de Covid19, foi marcado por circulação de turistas e moradores nas calçadas, bares e restaurantes, mas com vendas e hóspedes abaixo das expectativas de empresários.

O movimento no comércio assim como em bares, lanchonetes e restaurantes se mostrou tímido ao longo de toda a semana e seguiu a mesma tendência no sábado e domingo, conforme informações de empresários ao Viva! Serra Negra.

A população, avaliam alguns comerciantes, ainda está com receio da pandemia.

Os turistas, eles analisam, ainda estão consultando hotéis, comércio e restaurantes para avaliar os riscos de contaminação.

Embora boa parte das pessoas utilizasse máscaras nas ruas, muitos ainda arriscavam caminhar sem esse equipamento de proteção individual, obrigatório no município e recomendado para reduzir os riscos de contaminação.

A maior parte das pessoas que dispensava o uso das máscaras era de  homens. Mas havia também famílias inteiras, incluindo crianças, caminhando sem o uso da proteção.

As lojas em geral tomaram as medidas de proteção e higienização determinadas pelo decreto municipal, como o uso de álcool gel, sinalização, respeito aos 20% de ocupação e o distanciamento entre funcionários e clientes (foto abaixo).


O fraco movimento de consumidores, no entanto, segundo empresários, também contribuiu para evitar aglomerações no interior das lojas.

“Alguns clientes colaboram e esperam a vez de serem atendidos na porta, outros não querem nem saber”, diz um empresário.

Alguns bares foram flagrados por moradores serranos com excesso de clientes nas mesas. O Viva! Serra Negra recebeu denúncias de leitores sobre mesas em bares com pouco distanciamento e com mesas com excesso de clientes.

O portal recebeu também uma denúncia de que algumas vans com turistas de compras entraram na cidade ao longo da primeira semana de reabertura do comércio.

Para o vereador Ricardo Fioravanti (PDT), comerciante e dono de pousada em Serra Negra, faltou demanda este fim de semana.

“Neste primeiro fim de semana com o qual as pessoas estavam preocupadas com medo de lotação da cidade, estamos vendo que não há demanda para isso”, afirmou.

Algumas lojas já estão dando 50% de desconto nos produtos que vendem.

O número de reservas e as consultas de turistas aos hotéis registradas, segundo ele, foram insuficientes até para preencher os 30% de ocupação da rede hoteleira permitidos pelo decreto municipal.

“Não houve procura nem para chegar perto dos 30%”, afirmou. “Feliz ou infelizmente, as pessoas ainda estão com medo de sair”, acrescenta.

Fioravanti diz ter constatado algum movimento nas ruas, mas com baixa demanda por parte dos consumidores.

O movimento do fim de semana, ele prevê, pode ser um indicativo de que o feriado de Corpus Christi, na próxima sexta-feira, um dos mais importantes da temporada para a economia serrana, também fique abaixo das expectativas e a ocupação dos hotéis continue inferior aos 30% permitidos.

Casos isolados na rede hoteleira surpreenderam os empresários. O Grand Resort Serra Negra, até sexta-feira, 4 de junho, tinha previsto pelo menos 25 reservas para este sábado e domingo (6 e 7 de junho), o que superou as expectativas de seu diretor-administrativo, Achiles Mantovani Neto, presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Serra Negra.

Mantovani, no entanto, não soube informar se outros hotéis da cidade registraram um número de reservas acima das expectativas.

Para as próximas semanas, ele informa, o Comtur solicitou à Secretaria de Turismo e Desenvolvimento a intensificação de barreiras sanitárias nas entradas da cidade, além da divulgação entre os turistas das medidas de prevenção adotadas pelos estabelecimentos comerciais por meio de sinalizações e panfletos.

A próxima semana se inicia com a expectativa de uma resposta da Justiça à denúncia feita pelo promotor de Justiça Gustavo Pozzebon, que pediu à Procuradoria-Geral de Justiça o ajuizamento de ação direta de inconstitucionalidade contra o decreto municipal que relaxou as medidas de isolamento social no município.

A Justiça poderá determinar o fechamento bares, restaurantes, lanchonetes, além de salões de beleza, barbearias, academias de ginástica e hotéis de Serra Negra que retomaram suas atividades nesta semana.

 

Comentários