//PANDEMIA// Mais um paciente curado em Serra Negra; Campinas fecha comércio


Mais um paciente se curou do covid-19 em Serra Negra, restando três em isolamento domiciliar, segundo informou nesta sexta-feira, 19 de junho, a Secretaria de Saúde. Não houve o registro de mais casos. No total, 22 pessoas contraíram a doença na cidade, havendo 20 casos suspeitos, aguardando o resultado dos testes, entre os quais um óbito. 

Em Amparo houve nesta sexta-feira o registro de mais três casos de covid-19, com 43 pessoas aguardando o resultado de testes. No total, já foram registrados 127 casos da doença na cidade, com seis óbitos. A ocupação de leitos de UTI destinados a pacientes de covid-19 na Santa Casa Anna Cintra chegou aos 71% - não há mais leitos na enfermaria. No Beneficência Portuguesa, 25% dos leitos de UTI estão ocupados e a taxa de ocupação da enfermaria é de 55%.

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), determinou o fechamento do comércio a partir de  segunda-feira (22 de junho) inicialmente por uma semana. Também proibiu a realização de cirurgias eletivas na rede privada de saúde para manter a disponibilidade de leitos na cidade destinados a pacientes do covid-19.

Jonas justificou o fechamento do comércio pela necessidade de "salvaguardar vidas", por causa do alto índice de ocupação de leitos para o covid-19 e para mostrar que "as coisas não estão normais".

"Por mais que a gente fale, me parece que tem pessoas ainda com dificuldade de ter essa compreensão, que o momento exige o isolamento", disse o prefeito.

Nesta sexta-feira, o governo do Estado fez uma atualização do Plano São Paulo, destinado a acompanhar o combate à pandemia do novo coronavírus. A região de Campinas foi mantida na fase amarela, que permite o funcionamento do comércio por quatro horas, mas advertiu que essa classificação pode ser alterada, se as condições de atendimento hospitalar e de propagação da doença piorarem.

O Brasil bateu nesta sexta-feira a marca de 1 milhão de casos confirmados. Segundo balanço diário do Ministério da Saúde divulgado hoje, com 54.771 novos casos, o país chegou a 1,03 milhão de pessoas infectadas. O número marca um aumento de 5,5% em relação a ontem, quando o ministério contabilizava 978.142 pacientes nesta condição.

A atualização da pasta também registrou mais 1.206 novas mortes registradas em função do covid-19. Com esses acréscimos às estatísticas, o país chegou a 49.954 óbitos em função da pandemia do novo coronavírus. O número marcou um crescimento de 2,5% no número de mortes em relação a ontem (18), quando o total estava em 47.748.

Comentários