//PANDEMIA// Mães menores de idade podem requerer auxílio de emergência


As mães com menos de 18 anos podem pedir o auxílio emergencial de R$ 600 ou de R$ 1,2 mil para as mães solteiras. A informação está disponível desde o dia 30 de maio na 16ª versão do aplicativo da Caixa Auxílio Emergencial, disponibilizado pela Caixa Econômica Federal (CEF).

O cadastro no auxílio poderá ser feito até dia 3 de junho, quarta-feira. A mãe menor de idade tem de cadastrar pelo menos dois membros da família (ela própria mais um filho, no mínimo).

Caso a família da adolescente tenha mais integrantes e algum deles já tenha cadastro no auxílio emergencial, a mãe precisará fazer o cadastro compatível com o outro membro da família.

Mães grávidas não poderão fazer o cadastro porque o aplicativo pedirá o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do filho.

Ao entrar no aplicativo, a mãe digitará nome completo, número do CPF, nome da mãe e data de nascimento, conforme constam nos cadastros da Receita Federal. O aplicativo oferece a opção “mãe desconhecida”, caso a requerente não conheça a mãe.

Os dados serão enviados à Dataprev que vai comparar as informações com as bases de dados disponíveis para averiguar se o referente cumpre as condições da lei para receber o auxílio emergencial.

A requerente poderá acompanhar o processo do pedido no próprio aplicativo para saber se o benefício foi ou não aprovado ou se o cadastro foi considerado inconclusivo. (Agência Brasil; Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)

Comentários