//PANDEMIA// Governo coloca 5 regiões do Estado na Fase Vermelha; Campinas preocupa


O governador João Doria (PSDB) apresentou nesta sexta-feira (19 de junho) a atualização semanal do painel de classificação de fases de retomada econômica do Plano São Paulo. Devido a indicadores preocupantes de saúde no enfrentamento ao coronavírus, as cidades dos Departamentos Regionais de Saúde (DRS) de Barretos, Marília, Presidente Prudente, Registro e Ribeirão Preto estão na fase de restrição total a comércios e serviços não essenciais até a próxima revisão.

A terceira atualização do acompanhamento da pandemia revelou indicadores satisfatórios de capacidade hospitalar e de variação de casos de covid-19 na maioria das áreas das 17 DRSs, incluindo a capital e cinco sub-regiões da Grande São Paulo. Esse desempenho decorre da ampliação de leitos promovida pelo Estado, mas as variações semanais de internações e mortes ainda preocupam, o que deixa a maior parte dos municípios na fase laranja do plano.

Essa etapa prevê reabertura de imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio de rua e shopping centers em horários restritos e com capacidade de atendimento presencial bastante reduzida. Bares, restaurantes, salões de beleza e academias continuam fechados ao público, mas podem funcionar em sistema de retirada na porta, entrega por telefone ou aplicativo ou atendimento domiciliar.

O Estado também detectou piora nos índices de cidades como Campinas e Sorocaba, por exemplo, mas os dados das respectivas regiões não indicaram a necessidade de regressão de etapa do Plano São Paulo nos demais municípios do entorno. Porém, as prefeituras de cidades com piora significativa receberão uma nota técnica recomendando restrições locais.

“Os municípios têm autoridade e autonomia para, dentro de sua região, seguir a flexibilização ou fazer um endurecimento. Essa autonomia vem compartilhada da responsabilidade sobre os indicadores da própria cidade”, disse o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. Ele citou as Prefeituras de Jaguariúna e de Valinhos, ambas na região de Campinas e que adotaram medidas mais rígidas que as da fase laranja até que os indicadores locais de saúde voltem a melhorar.

Comportamento da pandemia

Na média estadual dos últimos sete dias em relação ao período anterior, houve redução na taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva para o covid-19 de 69,1% para 66,5%, além de aumento na média de vagas por cem mil habitantes de 18,1 para 19,1.

Também na comparação entre os registros estaduais da semana atual com a anterior, as médias de casos e internações na comparação à semana anterior tiveram queda de 10% e 1% respectivamente. Entretanto, a taxa semanal de mortes subiu 7% em relação ao mesmo período da última reclassificação.

Nas últimas 24 horas, o Estado de São Paulo registrou mais 386 mortes por covid-19. É o segundo mais alto número de óbitos em um dia no Estado. O recorde foi na quarta-feira (17), quando foram contabilizadas 389 mortes no período de 24 horas.

Desde terça-feira (16), o Estado vem registrando mais de 300 mortes por dia, o que não havia ocorrido com tanta frequência desde o início da pandemia. Com isso, São Paulo chegou agora ao total de 12.232 óbitos provocados pelo covid-19.

Apesar do alto número diário de óbitos registrados nesta semana, inclusive com recorde, o governo estadual diz que o aumento está dentro do esperado. “Tanto o número de casos quanto o número de óbitos estão dentro do cenário previsto para os próximos 15 dias. Em óbitos, estamos na faixa inferior do espectro da curva. No número de casos, estamos na borda superior do espectro”, explicou o secretário  da Saúde de São Paulo, José Henrique Germann.

O governo do estado trabalha com dois cenários quando projeta a curva esperada para óbitos ou para casos confirmados de coronavírus. Um cenário mais positivo, com uma quantidade menor de casos e de de óbitos. E outro mais negativo, com o registro de mais casos e de mais óbitos previstos para o período. No caso de óbitos, o Estado vem caminhando na base inferior do que foi projetado pelo governo paulista, ou seja, no balanço que é mais otimista.

O Estado contabilizou também recorde de casos confirmados por dia. Foram 19.030 novos casos de infecção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas. Segundo a secretaria, o alto número deve-se a uma dificuldade que a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo encontrou no sistema e-SUS, uma plataforma de dados do Ministério da Saúde, que afetou o balanço de casos registrados no Estado quarta e quinta-feira. “A diferença em relação ao último boletim foi em função do acúmulo de três dias de dados”, disse José Henrique Germann.

São Paulo tem agora 211.658 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, com 36.280 pessoas curadas depois de receber alta médica. O Estado tem ainda 4.936 pessoas internadas em unidades de terapia intensiva (UTIs) com casos suspeitos ou confirmados de covid-19, além de 7.981 pacientes internados em enfermarias. “Isto soma 12,9 mil pacientes internados. No dia de ontem, tínhamos 14,4 mil. Deu uma diferença para baixo, o que provocou também uma diminuição, de certa forma, na taxa de ocupação de leitos de UTI”, acrescentou Germann.

Comentários