//FALA, CIDADÃO// Brasil, mostra a sua cara, como dizia Cazuza


Mara Roselaine Pinto da Fonseca

O Brasil está mostrando o que é, projetado para matar os pobres em pandemias, um país que bate recorde de mortes diárias, governo dos 600 mortos em um dia, que coloca os pobres em risco dia após dia para pagar os R$ 600. 

Em 2019 Bolsonaro disse: "O Brasil está se tornando um país de pobres", comparando-o com a África. Quem assume uma fala nesse sentido sinaliza as verdadeiras intenções. Não chegamos nesse caos de qualquer forma, testemunhamos o crescimento de um governo que se desvincula dia após dia do compromisso real em extinguir essa pobreza. A vida aí fora tratou de mostrar a todos nós, desenhando através de exemplos para aqueles que acreditam, que o coronavírus atinge todos de forma igual.

O número oficial, subdimensionado e atrasado, mostra uma aceleração no ritmo de mortes. A maior parte desse povo usa o Sistema Único de Saúde, que é a categoria mais necessitada de investimento. Um país que foi historicamente explorado pelos grandes controladores do capital paga hoje com a falta de planejamento social. Como fica o pobre agora, sofrendo as consequências de uma política que privilegia a concentração de renda em detrimento da melhoria nos serviços públicos e gratuitos? 

A desigualdade dificulta que as pessoas vejam a si mesmas e as outras pessoas como iguais e merecedoras da mesma consideração. O triste é que para muitos nada disso importa. 

Saibam que não estou aqui contra você sair para trabalhar e abrir o seu negócio. Minha crítica é para a grande concentração do capital nas mãos de poucos, ou melhor, alguns, que vivem do fruto do trabalho de todos nós. Preferem o "não" do que dividir custos em épocas de paz. E na época de guerra como esta, é cada um por si e Deus acima de todos. 

A desigualdade social, que serve de motivo de vergonha em qualquer lugar civilizado, aqui é razão de orgulho. O povo precisa desejar Justiça social coletiva e redistribuição de riquezas. A questão é única, com mais recursos e uma estrutura melhor seria possível, sim, empurrar esse colapso e salvar uma quantidade maior de vidas. 

É preciso redistribuir esse dinheiro que está nas mãos dos grandes bancos, nas grandes fortunas de empresários que não pagam um imposto justo como todos nós, direcionando-o para salvar vidas. Vidas seriam salvas desde que eles se importassem realmente. 

Mas quem se importa com aquele pai que está saindo diariamente, precisando usar um coletivo lotado, enfrentando a falta de distanciamento social, sem máscaras? Quem? Ninguém se importa, somos descartáveis e você não percebe que é massa de manobra dos grandes donos do capital produzido com o seu suor, e agora com o seu sangue.

Continuando criticando você só irá se somar ao montante das pessoas que a cada dia não fazem questão alguma se você for mais uma a morrer - desde que não seja ela, tudo bem. Nada vai mudar esse cenário, porque precisamos nos preparar, você duvida que uma revolução está nascendo nesse país?

Estamos sendo palco de muitas mortes devido à falta de preparo de um líder, omissão de muitos políticos vendidos e corrompidos pelo sistema capitalista e pessoas envenenadas com os ilusórios padrões da matéria, levados ao desejo compulsivo de ter e não do SER. 

Chega, o mundo não é e nem será aquele movimento mesquinho do ganhar e consumir. Use suas energias para criar situações de transformações. Se envolva, sim, em movimentos sociais, reuniões de grupos de ajuda, leituras, crie uma rotina agora de crescimento para se munir de ferramentas e lutar contra esse sistema que corrompe e mata.

Comentários