//CIDADE// Crianças demais, espera demais nos postos de saúde

Aglomeração no posto Dr. Firmino: mais de duas horas à espera de atendimento

Pacientes das unidades de saúde de Serra Negra têm reclamado da aglomeração nas salas de espera, além da demora nos atendimentos, em especial nas consultas pediátricas, como as que ocorrem na Unidade de Saúde da Família Dr. Firmino H. Cavenaghi.

A trabalhadora Fernanda Lima relata que esteve no posto Firmino para uma consulta com sua neta, de quatro meses, no dia 16 de junho, às 11 horas, conforme marcado pela atendente da unidade.

Apesar de a consulta ter sido com hora marcada para evitar aglomerações, a recepção e a sala de espera, ela relata, estavam lotadas. Depois de quase duas horas de espera, Fernanda ainda não havia sido atendida e a informação na recepção era a de que a consulta ainda iria demorar.

A informação da recepcionista a Fernanda foi a de que a prioridade do atendimento era para os recém-nascidos. A recepcionista, segundo ela, recomendou que as mães que ainda estavam na sala de espera saíssem, fossem almoçar  retornassem uma hora depois para evitar aglomeração.

“Como faria quem mora em bairros distantes, não tem carro e depende de ônibus?”, questionou Fernanda. “Praça lotada, bancos lotados e posto lotado”, reclamou.

As unidades de saúde, em sua maioria, ainda estão funcionando em dias reduzidos, devido ao número de funcionários afastados por grupo de risco, informou a assessoria de imprensa da prefeitura.

O funcionamento tem ocorrido de acordo com escala de revezamento dos bairros mais distantes do Centro em dias alternados e as unidades de maior fluxo funcionam todos os dias, segundo nota enviada pela assessoria de imprensa ao Viva! Serra Negra.

As medidas fazem parte de uma série de ações adotadas pela prefeitura durante a pandemia para evitar aglomerações.

Segundo a assessoria de imprensa, estão sendo tomadas ainda as seguintes medidas para evitar aglomeração nas unidades de saúde: agendamento dos pacientes por horário espaçado a cada 15 minutos; orientações aos usuários sobre a necessidade do uso de máscara, higiene das mãos com álcool gel a 70% e sobre a importância de evitar aglomerações mantendo distanciamento dos assentos da sala de espera.

Os funcionários, informa a nota, também recebem orientações são sobre o uso correto de equipamento de proteção pela equipe e triagem dos pacientes antes do atendimento nas unidades e necessidade de identificação de possíveis sintomas respiratórios e medição da temperatura corporal.

Em relação à unidade Firmino, segundo a assessoria de imprensa, estão sendo tomadas todas as medidas preventivas, assim como os responsáveis pelos pacientes do atendimento pediátrico.

Os responsáveis pelas crianças estão sendo orientados a evitar a ida aos postos sem necessidade, a agendar as consultas e não procurar o serviço na tentativa por encaixe de consulta (em função de  ocorrência de aglomeração de pessoas). Além disso é solicitado que cheguem no horário agendado e evitar antecipar a chegada a fim de ser atendido antes.

A partir do mês de julho, as consultas serão agendadas pela Central de Regulação, mediante encaminhamento dos médicos clínicos da rede básica de saúde. O objetivo é melhorar o fluxo e a qualidade do serviço.

Comentários