//ASSISTÊNCIA SOCIAL// Campanha alerta para crimes contra crianças e adolescentes


"Não se cale! Violência contra a criança é covardia, é crime! Denuncie!” Esse é o tema da campanha lançada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo para alertar para os crimes contra crianças e adolescentes, incentivar a denúncia e orientar como ela pode ser realizada.

A campanha foi desenvolovida em resposta a uma queda significativa no número de casos de abuso contra crianças e adolescentes registrada após o fechamento das escolas em virtude da pandemia de covid-19.

O número de processos sobre a violência contra menores no Estado de São Paulo caiu 40% no mês de abril, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. 

Em comparação com o mês de abril de 2019, o número de ocorrências de crimes contra crianças e adolescentes diminuiu quase 70% em abril deste ano, em São Paulo.

Essa, no entanto, pode não ser boa notícia, uma vez que a sala de depoimento especial para crianças do Fórum da Barra Funda, passou a ser remoto.

Em Serra Negra, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social registrou no ano passado um aumento significativo da incidência de casos de abuso sexual infantil. Todos os casos estavam sendo acompanhados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

A secretaria vinha realizando desde o ano passado uma campanha para informar as crianças sobre o que é situação de abuso e incentivar as denúncias. O principal alvo da campanha eram as escolas da rede pública, porém o trabalho não só fica prejudicado como as crianças ficam mais expostas ao risco com a suspensão das aulas em virtude da pandemia de covid-19.

As escolas, creches e serviços de saúde exercem papel fundamental na identificação dos casos de abuso acionando o Conselho Tutelar ou as autoridades quando necessário. A maior parte dos casos de violência e abuso é cometido, segundo as pesquisas, por familiares, parentes e pessoas conhecidas.

Para os especialistas, os problemas econômicos e a mudança de rotina nas famílias podem elevar a tensão familiar e os riscos para as crianças já em situação de vulnerabilidade.  

Diante de suspeitas de violência e abuso, as denúncias em Serra Negra podem ser realizadas pelos serviços de proteção: CREAS (3892-7970), o Conselho Tutelar (3892-3050), ou o Disk 100.

Comentários