//PANDEMIA// Vice-prefeito e secretária reagem a boatos: "Não acreditem em fake news"

Teresa Cristina, secretária de Saúde: nenhum
profissional de saúde está colocando em risco a população

A secretária de Saúde de Serra Negra, Teresa Cristina Fernandes, a TC, e o vice-prefeito, Rodrigo Magaldi (DEM), divulgaram, em redes sociais, mensagens rebatendo gravações em áudio e vídeo que se espalharam pela cidade, segundo as quais profissionais de saúde  teriam sido contaminados pelo novo coronavírus.

O vice-prefeito, em sua mensagem, diz que "Serra Negra foi invadida por fake news", definindo o vídeo como "mentiroso e difamatório", produzido com a intenção de jogar a população contra os profissionais da saúde, "essas pessoas que deixam suas famílias de lado, suas vidas de lado, para cuidar da vida dos serranos".

Ele pede para a população não acreditar nas fake news, "as notícias mentirosas", e sim nas "notícias reais, no que é oficial". 

Segundo ele, "hoje [20 de maio], há em Serra Negra 4 casos de covid-19, dos quais 3 estão curados e todos os casos suspeitos são tratados, são acompanhados, são cercados, para que essa doença não se alastre". Em relação às outras cidades da região, diz, "Serra Negra vai muito bem até aqui, graças a Deus e ao trabalho da Saúde".

Ele termina fazendo um apelo: "Não deixe um vídeo desses criar mais pânico que o próprio vírus e se puder, fique em casa."

A secretária de Saúde, em sua mensagem, explica que Serra Negra, como qualquer outra cidade, está sujeita a que seus profissionais de saúde adoeçam "Hoje nós temos profissionais de saúde que apresentaram sintomas da doença", diz TC, informando que alguns já cumpriram o período de isolamento, "receberam o resultado negativo para o covid", enquanto outros "aguardam o resultado, respeitando o isolamento indicado".

Ela afirma ainda que "não existe nenhum profissional de saúde que, inadvertidamente, esteja colocando em risco a saúde da população" e que não há nenhum caso positivo de profissional de saúde que esteja trabalhando "sem que tenha cumprido o isolamento recomendado". 

TC explica na mensagem que o vírus "está entre nós, o risco está em todos os lugares, podemos contrair o vírus na rua, no supermercado, na farmácia, dentro das nossas casas e nos serviços de saúde". 

Segundo ela, "o paciente pode contaminar o profissional de saúde, o profissional de saúde pode contaminar o paciente, pais podem contaminar filhos, filhos podem contaminar pais, é assim que acontece e ninguém faz isso de forma proposital". 

Ela informa ainda que a Secretaria de Saúde, desde o início da pandemia, tem trabalhado para que não falte equipamento de proteção para os profissionais e para os pacientes.

E, na mesma linha do vice-prefeito, pede para a população compartilhar informações oficiais "e de respeito ao ser humano", lamentando o fato de que "profissionais de saúde vêm sendo apontados, estigmatizados, e seus familiares expostos de maneira desumana". 

Por fim, diz que, mais que lutar contra o vírus, "nosso maior desafio é desenvolvermos a nossa maior habilidade, com o respeito ao ser humano e à dignidade do ser humano".

Comentários