//PANDEMIA// Vereadores acham que cidade está pronta para flexibilização

Ricardo Fioravanti: turistas querem se refugiar em Serra Negra

Os vereadores voltaram a discutir a reabertura do comércio da cidade durante a sessão da Câmara Municipal de segunda-feira, 11 de maio. Além da criação de uma barreira sanitária, que já foi sugerida ao prefeito pela Casa, eles querem iniciar em Serra Negra a flexibilização do isolamento social.

Essa flexibilização, sugeriu o vereador Edson Marquezini, poderia começar já, pelo funcionamento dos salões de cabeleireiros, barbearias e academias de ginástica, liberado no início da semana pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

O vereador citou o caso da Rússia e da África que, segundo ele, estariam usando a cloroquina para o tratamento inicial de coronavírus. “Na África e na Rússia estão usando a cloroquina no começo do coronavírus e o índice lá está baixíssimo”, afirmou o vereador.

Dois estudos recentemente publicados, um pelo The New England Journal of Medicine, e outro pelo Journal of the American Medical Association, trouxeram os resultados de pesquisas feitas pelo Presbyterian Hospital, de Nova York, e pela Universidade de Albany, segundo os quais a cloroquina não tem efeito no tratamento da covid-19.


Marquezini comentou também durante a sessão que um governador de um Estado norte-americano estaria intrigado com o resultado de um estudo que revela que quase 70% dos pacientes internados teriam se contaminado com coronavírus apesar de estarem em isolamento social.

Os dados foram repassados a ele por seu médico. “Estive conversando com o meu médico de Amparo, que é favorável à abertura e que diz que o isolamento social reduz a imunidade das pessoas por falta de sol e de atividade física”, afirmou.

As informações repassadas pelo vereador, no entanto, conflitam com pesquisas e notícias divulgadas nos últimos dias pelos principais jornais.

Na Rússia, embora o período de quarentena tenha terminado na terça-feira, 12 de maio, o presidente Vladimir Putin, em cadeia nacional de TV, afirmou que a saída da pandemia do coronavírus não será rápida, trazendo a necessidade da manutenção das medidas sanitárias. Ele se manifestou favorável à retomada das atividades econômicas em setores básicos, como comunicações, energia, produção alimentar, indústria e construção. E também informou que foi aprovado um novo pacote de medidas de apoio à economia do país.

Foi no Estado de Nova York que se constatou que 66% das pessoas internadas com mais de 60 anos se contaminaram com o coronavírus apesar de estarem em isolamento. Mesmo assim o governador Andrew Cuomo prorrogou as medidas de isolamento social até 7 de junho.


Segundo o governador, a medida foi fundamental para conter a pandemia e as pessoas em confinamento internadas foram contaminadas em decorrência de “comportamentos pessoais”, ou seja, atitudes relacionadas a uso de máscaras, higienização e visitas de outras pessoas mais jovens.

Marquezini argumentou ainda que há entre os mais de 600 municípios do Estado de São Paulo diferenças demográficas importantes que justificariam decisões diferenciadas dos prefeitos.

“Não podemos seguir um decreto único em um Estado que tem cidades de diversos portes. Cada uma tem suas dificuldades. Nada melhor que o promotor, o juiz e o prefeito cuidem de sua cidade”, afirmou.

Para o vereador, a briga política do governador João Doria (PSDB), que estaria competindo com o presidente Jair  Bolsonaro, tornou o Estado de São Paulo uma "bagunça".

Ele apontou alguns problemas, como a fila nas agências na Caixa Econômica Federal, o aumento de passageiros de ônibus com a alteração do rodízio na capital e a liberação dos cultos religiosos, que para ele podem ser tão essenciais quanto os salões de cabeleireiro. “Uma mulher sem pintar o cabelo, está frustrada, está depressiva, é psicológico, e isso é questão de saúde”, afirmou.  

Outros vereadores seguiram sua opinião. Para o presidente da Câmara, Wagner Del Buono, é impossível manter o confinamento se não há um prazo para o fim da pandemia. “O Brasil não está preparado para isso. A pandemia vai durar muito. O salão de beleza abrindo de hora em hora, dando tempo para fazer esterilização do ambiente, pode funcionar”, afirmou.

Ricardo Fioravanti disse que se os hotéis e o comércio voltarem a funcionar com medidas de segurança haverá movimento. O vereador relatou o caso de uma empresária que recebeu vários telefonemas diários de interessados em saber se seu hotel já está funcionando. Segundo ele isso também como ocorre na pousada de sua família.

Há turistas, ele observa, que querem se refugiar em Serra Negra. “Se abrir vem gente. Somos abençoados até na pandemia”, disse. Se os estabelecimentos comerciais conseguirem recuperar pelo menos 30% a 40% de sua renda, já vão sair do zero, afirmou o vereador.

Para Fioravanti é preciso reabrir o que já está previsto em lei e tentar negociar a flexibilização de segmentos que ainda não estão previstos nos decretos estaduais e federal.

Comentários

  1. Acontecendo essa flexibilização, creio que a pandemia vai virar um pandemônio.
    Quem assegura,que, por exemplo, turistas não estejam infectados? Eles serão testados? E o comércio, seguirá as recomendações de prevenção? Como será mantida a distância entre barbeiros, cabeleireiros(as) é clientes?
    O município estará, realmente, preparado para a flexibilização?
    Tenho dúvidas...

    ResponderExcluir
  2. Rússia se torna segundo país com mais casos da Covid-19, e porta-voz de Putin é internado com a doença

    https://oglobo.globo.com/mundo/russia-se-torna-segundo-pais-com-mais-casos-da-covid-19-porta-voz-de-putin-internado-com-doenca-24422790

    ResponderExcluir
  3. Rússia registra mais de 10 mil novos casos de coronavírus

    https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2020/05/13/interna_mundo,854322/russia-registra-mais-de-10-mil-novos-casos-de-coronavirus.shtml

    ResponderExcluir
  4. Professores da UFMG advertem: Não é hora de flexibilizar o isolamento; estamos vendo apenas a ponta do iceberg dos casos de covid-19

    https://www.viomundo.com.br/blogdasaude/professores-da-ufmg-advertem-nao-e-hora-de-flexibilizar-o-isolamento-em-minas-gerais-estamos-vendo-apenas-a-ponta-do-iceberg-dos-casos-de-covid-19.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.