//PANDEMIA// Prefeitura deve permitir reabertura de salões de beleza e barbearias

Prefeito Sidney Ferraresso: à espera da decisão do governo do Estado

O prefeito Sidney Ferraresso (DEM) pode permitir nesta quarta-feira, 13 de maio, a reabertura dos salões de beleza e barbearias em Serra Negra. Ele vai esperar o pronunciamento do governador João Doria (PSDB) sobre o assunto, previsto para esta quarta-feira.

Em reunião com um grupo de cerca de 50 donos de salões de beleza e barbearia, realizada nesta terça-feira, 12 de maio, no saguão do Centro de Convenções, o prefeito informou que iria esperar o pronunciamento do governador antes de tomar a sua decisão. Participaram da reunião também o vice-prefeito Rodrigo Magaldi (DEM) e vereadores.

A tendência, no entanto, é de autorização da reabertura desses estabelecimentos pela Prefeitura de Serra Negra, segundo apurou o Viva! Serra NegraA flexibilização do funcionamento do setor já foi autorizada anteriormente em decreto municipal assinado pelo prefeito, mas suspenso em seguida por recomendação do Ministério Público.

Técnicos da saúde e da vigilância sanitária avaliam que os estabelecimentos fechados representam maior risco de contaminação uma vez que os profissionais já estão agindo ilegalmente e oferecendo os serviços em suas casas ou nas residências dos clientes.


O entendimento dos técnicos é de que é mais eficiente fiscalizar os estabelecimentos em funcionamento do que tentar autuar os profissionais que vêm atuando de forma irregular.    

O prefeito Sidney Ferraresso tende a seguir o entendimento dos técnicos e considerar que os riscos de contaminação são maiores se os profissionais continuarem atendendo nas casas das pessoas em condições totalmente inadequadas e sem possibilidade de fiscalizar a segurança.

A expectativa do prefeito é a de que o governador também autorize a liberação, embora logo após a edição do decreto nesse sentido assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Doria tenha divulgado, por meio das redes sociais, uma lista das atividades essenciais válidas no Estado, a qual não incluía as academias de ginástica e salões de beleza.

Comerciantes e donos de estabelecimentos comerciais manifestaram nas redes sociais, no entanto, receio de que o prefeito siga o governador João Doria caso ele decida por manter os salões de beleza e barbearia fechados.


Comentários