//PANDEMIA// Em isolamento na Espanha, casal Nunes pede aos serranos: "Cuidem-se como possam"

A família Nunes está em isolamento social na Espanha desde 14 de março 

Salete Silva

O casal Silvia e Helder e os dois filhos deixaram Serra Negra há dois anos para viver na Espanha, onde moram em Alicante, na Comunidade Valenciana. 

Em entrevista ao Viva! Serra Negra, o casal relata como tem sido o enfrentamento do covid-19 na Espanha, que chegou a ser o epicentro mundial da pandemia com 237,9 mil contaminados e 27.119 óbitos.

Os espanhóis, que entraram em quarentena praticamente junto com o Brasil, em 14 de março, conseguiram reduzir drasticamente a curva de contaminação e óbitos. Na quinta-feira, 28 de maio, a Espanha, que começa a reabrir o comércio e retomar a economia, havia registrado apenas um óbito em 24 horas.

O isolamento social, relata o casal, que ainda está em confinamento, foi seguido rigorosamente por 60 dias com multas e advertências de policiais aos que infringissem a regra de só sair de casa para o essencial, como ir aos supermercados, farmácias e hospital e, ainda assim, com apenas uma pessoa por veículo.

Na Comunidade Valenciana, onde vive a família Nunes, o número de contaminados pelo coronavírus e de pessoas internadas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), além de óbitos por covid-19, ficou abaixo das grandes capitais, como Madri e Barcelona, regiões mais afetadas pela pandemia no país.

A discussão entre priorizar a vida ou a economia também dividiu a população espanhola, mas os programas sociais e de auxílio financeiro oferecidos pelo governo à população, incluindo os estrangeiros, além do sistema de saúde eficiente, foram fundamentais no enfrentamento da pandemia na Espanha.

"Sentimos uma grande preocupação com nossos familiares e amigos no Brasil, porque aqui tivemos uma segurança quanto à saúde, ajuda do governo, união entre os cidadãos, nos sentimos mais tranquilos estando aqui”, relatam.

Houve também, revela o casal, uma grande conscientização por parte da população em relação ao isolamento social e à gravidade da pandemia. Helder e Silvia enviam uma mensagem à população de Serra Negra, para onde devem retornar em breve:

“Cuidem-se como possam, a doença existe e temos que enfrentá-la da melhor forma possível. Estejam unidos e lutem pela mesma causa, agora é hora de união, respeito e compaixão entre todos. Afinal, estamos na mesma tempestade, mesmo em barcos diferentes! Agradecemos desde já o carinho e consideração e em breve estaremos juntos.”

A íntegra da entrevista:

Respeito às normas

A princípio, em março, quando fomos comunicados sobre a gravidade da pandemia, uma grande maioria dos cidadãos respeitou as normas de confinamento. Nos impressionou muito a educação e respeito deles. Acompanhávamos as notícias pela televisão e tudo estava um caos, pessoas morrendo, hospitais lotados, um caos total na saúde.

Auxílio do governo

 No início, acompanhando as notícias da TV, foi assustador realmente, mas ao mesmo tempo, víamos uma cooperação enorme entre cidadãos, sanitaristas, governo e União Europeia. Na verdade, sentimos uma grande preocupação com nossos familiares e amigos no Brasil, porque aqui tivemos uma segurança quanto à saúde, ajuda do governo, união entre os cidadãos, nos sentimos mais tranquilos estando aqui. A Espanha teve e está tendo uma grande ajuda da União Europeia, que já é uma grande vantagem. Foi tudo muito rápido, novo e inesperado para todos, ninguém sabia como proceder frente a esse caos sanitário e econômico.

Isolamento social

Iniciamos dia 14 de março o confinamento e estamos até hoje. Aqui o confinamento foi de quase 100%, com policiais nas ruas advertindo e multando quem descumprisse as regras. Mas houve uma grande conscientização por parte da população. Somente podíamos ir aos serviços básicos, como supermercados, farmácias e hospitais, e somente uma pessoa no veículo. Nossos filhos tiveram, como todos os estudantes daqui, as aulas suspensas, mas enfrentaram essa situação com tranquilidade.

Vida x economia

Após os dois meses de confinamento, começaram, sim, algumas reações contra o governo geral, devido aos problemas econômicos consequentes. Foram e ainda estão sendo discutidos os assuntos entre vida e dinheiro (saúde e economia). Concordo que é uma situação muito delicada e de igual valores. Nada foi feito contra as regras e normas emitidas pelo governo geral e de cada comunidade, mas discussões e protestos agora estão ocorrendo sobre retornarem suas atividades comerciais. 

Programas sociais

Felizmente, a Espanha faz parte da União Europeia, tendo seu apoio financeiro e estratégico, e existem aqui programas de ajuda às grandes e pequenas empresas e seus trabalhadores, mas mesmo assim houve muitas baixas de empresas e colaboradores. Mas, como nenhum lugar é perfeito e sem dificuldades, aqui também houve problemas. Da nossa parte, como os nossos filhos estudam em colégios públicos, estamos tendo uma ajuda com vale alimentação, a cada 15 dias, mas em toda Espanha existem centros de ajuda aos cidadãos e estrangeiros. Admirável senso de cooperativismo social.

Sistema de Saúde

O sistema de saúde é muito bom, considerado um dos melhores da União Europeia. O sistema público pode ser usado por todos os cidadãos espanhóis e funciona bem, existem seus defeitos como todos, mas está bem amparado e preparado. Há sistema de saúde privado para quem preferir, e não são tão caros como o do Brasil. Durante a pandemia foi solicitado o cancelamento de todos os procedimentos não urgentes, voltando a atenção aos pacientes do covid-19.

Retomada da economia

A flexibilização do isolamento social agora está sendo por fases, de acordo com informações de cada comunidade e província espanhola, e vamos superando cada uma delas, sem longas projeções. Os principais cuidados ainda são distanciamento social, higiene pessoal e ambiental, além do uso de máscaras.

Medidas emergenciais

É relativo, aqui fomos pegos de surpresa, uma doença que atingiu todo um país rapidamente. Os órgãos responsáveis tiveram que tomar medidas emergenciais extremas, para tentar conter ou até amenizar os efeitos dessa terrível doença que nos afetou. Tudo foi novidade para todos, ninguém estava preparado para enfrentar tal problema, sem saber o que era, como afetava o organismo, como se contagiava com o vírus, como tratar a doença, tudo novo… 

Mensagem

Cuidem-se como possam, a doença existe e temos que enfrentá-la da melhor forma possível. Estejam unidos e lutem pela mesma causa, agora é hora de união, respeito e compaixão entre todos. Afinal, estamos na mesma tempestade, mesmo em barcos diferentes! Agradecemos desde já o carinho e consideração e em breve estaremos juntos.

Abraços, 

Silvia e Helder Nunes

Comentários