//PANDEMIA// Chegam à cidade testes rápidos para grupos prioritários

Cláudia e Teresa Cristina: testes para público específico

A Secretaria de Saúde de Serra Negra recebeu do Ministério da Saúde 340 testes rápidos para detecção do covid-19.

A distribuição para os municípios está sendo realizada por etapas e de maneira gradual.

Os testes, no entanto, não estão disponíveis à população em geral, mas sim reservados aos grupos prioritários. Dessa forma, eles serão destinados a indivíduos com síndrome gripal (quadro respiratório agudo, febre, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória) e devem estar vinculados aos seguintes grupos:

1. Profissionais de saúde em atividade na atenção primária à saúde, hospitais, pronto-socorros e unidades de pronto-atendimento (UPA);

2. Profissionais de segurança em atividade;

3. Pessoas com diagnóstico de síndrome gripal que residam no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança em atividade;

4. Pessoas com 60 anos ou mais;

4.1 Sejam as residentes em instituições de longa permanência para idosos;

4.2 Os portadores de comorbidades de risco para complicação de covid-19;

4.3 Demais pessoas que apresentem sintomas com mais de 60 anos.


“Os testes somente deverão ser aplicados em pessoas cujos sintomas compatíveis com síndrome gripal tenham se iniciado há pelo menos oito dias, isso porque, antes desse período, ele não é capaz de detectar a presença de anticorpos, que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus SARS-CoV-2, que causa o covid-19”, diz a secretária de Saúde do município, Teresa Cristina César Fernandes, que acompanhou a entrega dos testes com a articuladora municipal da Vigilância Epidemiológica, Claudia Rielli.
  
“Esse é um teste qualitativo para triagem e auxílio diagnóstico e somente deverá ser utilizado de acordo com os critérios citados. Portanto, cabe aos profissionais de saúde o uso adequado desses testes disponibilizados, a fim de garantir o maior benefício com a maior segurança para a população”, afirmou a secretária.

Comentários