//PANDEMIA// Amigos de infância cantam Serra Negra nas redes sociais

Valéria: "A ideia foi mostrar essa cidade incrível"
 

Um vídeo que mostra um grupo de serranos cantando a canção “Sal da Terra” (Beto Guedes e Ronaldo Bastos) circula nas redes sociais de Serra Negra, levando uma mensagem de esperança à população durante a pandemia.

Além de transmitir otimismo, dois outros fatores levaram a psicóloga Valéria Bellini Lasca, nascida e criada em Serra Negra, a convidar amigos de infância e adolescência a produzir o vídeo, inspirado em iniciativas semelhantes realizadas em diversas partes do mundo.

Um deles é alertar a cidade para os riscos da pandemia entre os idosos, que constituem parcela significativa da população de Serra Negra e formam a faixa etária com maior número de casos que evoluem a óbito por covid-19.


O outro é divulgar a cidade neste momento difícil para a economia do município, que tem como principal atividade o turismo, um dos setores mais afetados pelo isolamento social e a restrição do fluxo de pessoas.  

“A ideia é mostrar essa cidade incrível e encantadora para que as pessoas se organizem, prestigiem e a visitem depois que a pandemia passar”, diz Valéria.

Moradora da capital paulista, a psicóloga não vem a Serra Negra para visitar a mãe de 88 anos desde o início da pandemia. Além dos riscos em virtude da idade, Valéria é mãe de médica que está na linha de frente do combate ao coronavírus.


“Seria um risco muito grande para a minha mãe esse contato”, afirma. Reunir os amigos virtualmente, ela relata, foi uma forma de amenizar a saudade.  

O vídeo contou com a participação de 14 amigos, além do profissional que fez a edição, que se juntaram via WhatsApp.

“Há muito mais amigos com quem temos laços muito fortes que poderiam ser incluídos, mas optamos por fazer uma coisa mais pontual”, salienta.

A produção foi criada, definida e executada em apenas um fim de semana.  

“Minha intenção foi fomentar a ideia de que mesmo diante de um cenário adverso e de perdas, de limites bem extremos, podemos identificar alguns momentos de leveza e de positividade”, afirma.

Iniciativas como essas, ela explica, são importantes para a gestão de estresse, fortalecer a resiliência e para o enfrentamento do futuro pós-pandemia que ainda não se sabe quando será.

“É importante estar fortalecido para o enfrentamento dessa situação. Quando trabalhamos em rede, que é um termo da psicologia que chama coping, a nossa resiliência aumenta, fica mais forte”, finaliza.

Comentários