//PANDEMIA// Sem saber onde errou em cadastro, trabalhador não recebe auxílio emergencial


Trabalhadora desempregada desde 2018, a serrana Viviane Cunha, moradora de Pouso Alegre, casada e mãe de um garoto de 16 anos, disse que não conseguiu a liberação do auxílio emergencial pela Caixa Econômica Federal, porque ao preencher o cadastro, a informação que recebe no site da instituição é que houve erro no preenchimento com dados inconclusivos.

A mensagem, no entanto, não informa qual seria o erro cometido pela trabalhadora ao preencher o cadastro. 

Nesses casos, o aplicativo (disponível para Android e iOS) e o site da Caixa exibem uma mensagem dizendo apenas que os dados são inconclusivos e que a "solicitação não pode ser analisada por um ou mais dos motivos abaixo".

Em seguida, há uma lista com cinco possíveis problemas que se enquadra o caso do trabalhador.

 “Coloquei todos os dados certinhos, votei na última eleição e agora é isso que o sistema manda pra nós?”, pergunta Viviane.

Assim como ela, o marido, a irmã e alguns amigos também não conseguiram preencher o cadastro e não terão como receber o benefício.


“Simples assim e sem muita informação, o que devemos fazer?”, pergunta a trabalhadora.

Viviane disse que não tentou novamente porque ouviu dizer que o governo parou de liberar o benefício porque não tem mais recursos para isso.

Nesta quinta-feira, 23 de abril, o governo federal informou que não vai mais antecipar o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 aos trabalhadores informais. Na segunda-feira, 20 de abril, a Caixa Econômica Federal havia anunciado que anteciparia o pagamento para esta quinta-feira, 23 de abril. Segundo o  Ministério da Cidadania, faltam recursos no Orçamento para fazer o pagamento do benefício e será preciso aprovar um crédito suplementar para garantir a antecipação da segunda parcela, além do pagamento da primeira.

“Depois dessa notícia não tentei mais pois ouvi colegas dizerem que o site e o aplicativo estavam bugados”, afirmou. Seu marido tentou e aparecia a mensagem dizendo que ele já estava cadastrado e depois não conseguia entrar mais.

Viviane e seu marido integram parte da população que também não conseguiu obter a confirmação do cadastramento e da aprovação do auxílio emergencial pela Caixa.

Para quem tem dados inconclusivos, o aplicativo da Caixa sugere fazer um novo cadastro. Mas o trabalhador precisa fazer isso sem saber exatamente o erro que cometeu em seu primeiro cadastro, para então ficar atento e não errar de novo.


A lista mostra as seguintes situações:

Você marcou que era chefe da família, mas não informou nenhum membro da sua família;

Você não possui informação de sexo masculino ou feminino nas bases de dados do Governo Federal;

Você informou alguma pessoa da sua família com informação incorreta de CPF e data de nascimento;

Houve divergência entre os membros da família que você e que outra pessoa da sua família informou;

Você informou alguma pessoa da sua família que possui indicativo de óbito em alguma base do Governo Federal.

Há alguns erros, no entanto, que o aplicativo não consegue corrigir. Isso acontece, por exemplo, com quem não possui informação de sexo masculino ou feminino nas bases de dados do governo ou com quem informa dados de uma pessoa, mas ela possui indicativo de ter morrido em alguma base do governo.

Comentários