//PANDEMIA// Denúncia: lojistas oferecem atendimento individual


Clientes do comércio de Serra Negra têm recebido, via WhatsApp, a informação de lojistas do setor vestuário de que estão trabalhando internamente e oferecendo atendimento individual.

A redação do Viva! Serra Negra foi procurada por serranos para saber se esse tipo de atendimento ao público é permitido pelo decreto estadual nº 67.881, que instituiu a quarentena em todo o Estado devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Dúvida similar também foi encaminhada à redação por lojistas que estão com as portas fechadas e foram procurados por clientes interessados em adquirir mercadorias em atendimento interno exclusivo.

As dúvidas foram encaminhadas aos profissionais da vigilância sanitária de Serra Negra, por meio da assessoria de imprensa da prefeitura.



A informação dos técnicos é de que a suspensão do atendimento ao público, segundo o decreto estadual vigente, só não se aplica a estabelecimentos que tenham por objeto atividades essenciais, na seguinte conformidade: 1) Saúde: hospitais, clínicas, farmácias, lavanderias e serviços de limpeza e hotéis; 2) Alimentação: supermercados e congêneres, bem como os serviços de entrega (“delivery”) e “drive thru” de bares, restaurantes e padarias; 3) Abastecimento: transportadoras, postos de combustíveis e derivados, armazéns, oficinas de veículos automotores e bancas de jornal; 4. Segurança: serviços de segurança privada.

Nos demais casos, informa a nota da assessoria de imprensa, não é permitido o atendimento presencial e a fiscalização poderá aplicar multa.

Está prevista a cassação de alvará em caso de reincidência ou outras irregularidades mais graves que porventura sejam identificadas.

Outra informação recebida pela redação do Viva! Serra Negra diz respeito ao não cumprimento de normas de higienização por alguns estabelecimentos liberados para prestar atendimento ao público. "Fui agora na lotérica, lá eles não estão desinfetando o caixa quando uma pessoa usa e não tem álcool gel em nenhum lugar", diz a mensagem de um leitor. "Já avisei a vigilância sanitária e se eles não tomarem providências vou tirar foto e mandar para central estadual da Anvisa", completou. 

Comentários