//OPINIÃO// Prefeitura se dobra à minoria virulenta


Carlos Motta

Ao permitir o funcionamento indiscriminado do comércio no sistema de "delivery", a Prefeitura de Serra Negra, na prática, afrouxou consideravelmente o regime de isolamento social - a quarentena - que ela própria havia instituído no mês passado. 

Para que o comércio local funcione, mesmo de portas fechadas e sem a presença de público, é preciso que os funcionários vão trabalhar. E para que isso ocorra, eles têm de deixar as suas residências, circular pela cidade, entrar em contato com outras pessoas que não as de seu círculo familiar. 

Fazendo isso, o novo coronavírus também vai se deslocar de um lugar a outro, de um indivíduo a outro, aumentando a contaminação de maneira exponencial, e corroendo todo o esforço que se fez até agora para conter a pandemia em níveis suportáveis pela rede hospitalar.

Não adianta as autoridades terem um discurso afinado ao de toda a classe médica mundial se chancelam uma medida que vai contra não só à lógica, mas contra a ciência.

Não bastasse a liberação total das entregas de mercadorias na cidade, é quase certo que nos próximos dias também se permita a reabertura dos hotéis e pousadas. E mesmo que não haja hóspedes, ou eles sejam em pequeno número, mais pessoas terão de ir trabalhar - e mais velozmente o vírus vai se espalhar.

O fato, sem meias palavras, é que a prefeitura cedeu a uma parcela minoritária da população serrana - os comerciantes e hoteleiros.

Basta uma rápida lida nos comentários nas redes sociais para ver que a maioria dos moradores de Serra Negra já se conscientizou de que o isolamento social rígido é, por enquanto não só a melhor, mas a única arma contra o covid-19.

Enquete recentemente promovida pelo Viva! Serra Negra apontou que 82% dos votantes se declararam contra a reabertura do comércio.

Ao afrouxar as regras do estado de emergência decretado na cidade, a prefeitura, além de ignorar o desejo da maioria da população, agiu de forma inconsequente e contraditória. 

E mais, se mostrou refém de uma parcela insignificante da sociedade serrana, que tem promovido uma campanha - com o perdão do trocadilho - virulenta, em seu próprio benefício. 

É bem provável que a ganância desses comerciantes não vá alterar consideravelmente a quantidade de seus negócios. 

Mas certamente vai contribuir muito para mais doenças e mortes.

Cabe a cada um deles decidir se vai incluir essa conta no faturamento de sua empresa.

Comentários