//SAÚDE// Prefeitura reduz expediente e suspende aulas


O expediente das repartições públicas municipais, com exceção dos equipamentos da saúde, será reduzido e funcionará das 9 às 16 horas, conforme determinação do decreto 5.022, de 16 de março de 2020, assinado pelo prefeito Sidney Ferraresso (DEM), que cria o comitê de prevenção e dispõe sobre medidas de enfrentamento à pandemia do coronavírus (Covid-19), no âmbito do Poder Executivo Municipal.

Os atendimentos no Paço Municipal se concentrarão no setor de Protocolo, ficando autorizada a suspensão das atividades conforme a necessidade e avaliação em conjunto do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19).


A prefeitura recomenda aos contribuintes que realizem os serviços que necessitam, como pagamentos de impostos e taxas e emissão de nota fiscal, por meio do site oficial (www.serranegra.sp.gov.br).

A prefeitura também determinou a suspensão das aulas na rede de ensino municipal de forma gradativa, no período de 17 de março até o dia 20 de março. A partir de 23 de março as atividades escolares serão totalmente suspensas por tempo indeterminado, aguardando as recomendações dos órgãos regionais, estaduais e federais.

Consultas, exames e cirurgias eletivas serão suspensas e reagendadas. As unidades de saúde do município não serão fechadas e estão aptas a receber qualquer pessoa que procure atendimento médico. No entanto, a orientação é para que as pessoas permaneçam em casa se os sintomas forem leves e em pessoas que estiverem fora dos grupos de risco (idosos, pessoas com histórico de doenças pulmonares, cardíacas ou com imunodeficiência).

Já quem apresentar sintomas mais fortes ou estiver dentro do grupo de risco deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima, o Hospital Santa Rosa de Lima – em caso de insuficiência respiratória – ou outro equipamento de sua preferência - caso possua plano de saúde.


Nota oficial

Na tarde desta segunda-feira, 16 de março, a prefeitura, por meio de sua assessoria de imprensa, soltou uma nota oficial, informando que, até aquele momento não havia confirmação de casos de infecção pelo coronavírus na cidade, e apenas um caso suspeito. A nota detalha as providências que estão sendo tomadas pelo Executivo e as recomendações para se evitar o contágio pelo novo vírus.

É a seguinte a sua íntegra: 

Aos moradores de Serra Negra;

A Prefeitura da Estância de Serra Negra vem, através desta, informar que ATÉ O PRESENTE MOMENTO, não há registros confirmados de Covid-19 em nosso município, apenas um caso suspeito. Entretanto, todas as medidas possíveis e oficiais, que estão sendo determinadas pelo Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde e Departamento Regional de Saúde (DRS) de Campinas por meio do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) em relação aos cuidados preventivos relativos à pandemia, estão sendo adotadas pelo município Serra Negra, de modo que um decreto será emitido pelo Executivo instituindo um gabinete de crise, ainda nesta segunda-feira, 16, para que a partir de 0h00 de terça-feira, 17, diversas atividades sejam suspensas.

Em relação às pessoas que estão em viagem e prestes a retornar do exterior e que não apresentem sintomas, a recomendação é que permaneçam em isolamento domiciliar por precaução por sete DIAS. Por outro lado, o mesmo grupo que, por ventura, apresentar os sintomas, devem procurar o Serviço de Saúde o mais rápido possível para atendimento e avaliação. Neste caso, o isolamento domiciliar deve ser feito por 14 DIAS (e acompanhar os contatos). Ambos os grupos serão monitorados pela Vigilância Epidemiológica de Serra Negra e GVE Campinas.

No geral, é de extrema importância que TODAS AS PESSOAS devem se ATENTAR aos sintomas, que são semelhantes à gripes e resfriados comuns, como:

- Febre

- Tosse (com ou sem secreção)

- Dor de garganta

- Falta de ar

A Secretaria de Saúde alerta para a falsa sensação de segurança que o exame para o novo coronavírus pode dar, principalmente, quando feito sem recomendação.

No momento, a recomendação do Ministério da Saúde é que o exame seja realizado apenas quando houver sintomas de forma grave e façam a observância do histórico de ligação com casos confirmados e/ou suspeitos ou de viagem.

Vale lembrar que as unidades de saúde do município NÃO SERÃO FECHADAS e estão aptas a receber qualquer pessoa que procure atendimento médico. No entanto, orientamos que, se os sintomas forem leves e em pessoas que estiverem fora dos grupos de risco (idosos, pessoas com histórico de doenças pulmonares, cardíacas ou com imunodeficiência) que não tenham critério e deem preferência permanecer em casa.



Porém, em casos de sintomas com mais relevância e com pessoas dentro do grupo de risco, devem procurar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima, o Hospital Santa Rosa de Lima – em caso de insuficiência respiratória – ou outro equipamento de sua preferência - caso possua plano de saúde. Essa medida é de fundamental importância para que todos os equipamentos estejam disponíveis para atender os casos mais relevantes e graves.

Na chegada ao serviço de saúde e, apresentando os sintomas, o paciente receberá a máscara descartável. Isso vai contribuir para a diminuição da probabilidade de transmissão para outras pessoas que provavelmente estarão no local como outros pacientes, funcionários e acompanhantes.

Consultas, exames e cirurgias eletivas estão suspensas, priorizando os casos de maior urgência.

A Prefeitura irá colaborar também com a estrutura do Hospital Santa Rosa de Lima, adquirindo novos equipamentos para combater problemas respiratórios.

Cabe ressaltar ainda que o governo de SP anunciou a adição de mais mil leitos em todo o estado, a compra de novos equipamentos e de medicamentos, além da contratação de mais profissionais de saúde para prevenir e combater o novo coronavírus (Covid-19).

A Prefeitura da Estância de Serra Negra, determina ainda, a suspensão das atividades escolares de forma gradativa, no período de 17 de março a 20 de março. A partir de 23 de março as atividades serão TOTALMENTE SUSPENSAS, por tempo indeterminado e aguardando as recomendações os órgãos regionais, estaduais e federais. O objetivo da redução gradual das atividades escolares é permitir a organização da família em torno da nova rotina em vista da atual situação que o mundo inteiro enfrenta.

As atividades realizadas pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, como CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Centro Educacional e Social “Prof.ª Olga de Souza Vichi”e Projeto “Casa Dia”, destinado a idosos, também serão suspensas.

A Prefeitura orienta os contribuintes também a dar preferência por realizar serviços que necessitem, como pagamentos de impostos e taxas e emissão de nota fiscal, por meio do site oficial (www.serranegra.sp.gov.br).

Outras recomendações e diretrizes:

- Todas as atividades culturais e esportivas devem ser suspensas.

- Todas as atividades religiosas e quaisquer reuniões que tenham aglomeração de pessoas devem ser suspensas.

- Os servidores públicos municipais com 60 anos ou mais, de todas as repartições públicas, não poderão exercer suas atividades laborais enquanto o decreto estiver em vigor.

Todas as recomendações, diretrizes e normativas advindas do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual da Saúde e Grupo de Vigilância Epidemiológica de Campinas estão sendo cumpridas para preservar a saúde e a segurança de toda a população de Serra Negra.

Neste momento delicado ao qual o mundo inteiro está passando, é de fundamental importância que toda a população tenha atenção para das medidas de prevenção, higienização e readequação das posturas sociais, tais como:

1 - Lavas as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão;

2 - Cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar;

3 - Utilizar lenços descartáveis para higiene nasal;

4 - Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

5 - Não compartilhar objetos de uso pessoal;

6 - Limpar regularmente o ambiente e manter sempre ventilado;

7 - Evite tocar as mucosas dos olhos, nariz e boca;

8 - Evitar contatos próximos como beijos, abraços e apertos de mão;

Neste momento, lembramos que, apesar de todos os órgãos governamentais estarem atuando com todas as prescrições da OMS - Organização Mundial da Saúde, é imprescindível que todos, SEM EXCEÇÃO, façam sua parte nesta luta.

Por fim, evite as notícias falsas (fake news)! Não acredite em informações que não são confirmadas pelos órgãos oficiais da Prefeitura ou órgãos de imprensa que praticam jornalismo profissional.

A Prefeitura irá atualizar todas as informações de eventuais casos e reiterar todas as informações necessárias para prevenir e combater o vírus.

O mundo inteiro está unido para o combate à doença. Em Serra Negra não será diferente.

Sidney Antonio Ferraresso

Prefeito Municipal

Rodrigo Pellegrini Magaldi
Vice-Prefeito Municipal

Teresa Cristina César Fernandes
Secretária Municipal de Saúde



Comentários