//SAÚDE// Prefeitura pede colaboração de empresários


A Prefeitura de Serra Negra, por meio da Vigilância em Saúde, está solicitando aos comerciantes e empresários em geral, que colaborem com as medidas preventivas que vem adotando em relação à pandemia do coronavírus.

Com base na evolução dos casos no Brasil, até o momento, estima-se que, sem a adoção das medidas propostas pelo Ministério da Saúde para prevenção, o número de casos da doença dobre a cada três dias. Atitudes adotadas no dia a dia, como lavar as mãos e evitar aglomerações, reduzem o contágio pelo coronavírus. O Ministério da Saúde recomenda a redução do contato social, o que, consequentemente, reduzirá as chances de transmissão do vírus, que é alta se comparada a outros coronavírus do passado.

Os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a importância da prática da higiene frequente, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão, são indispensáveis para a proteção contra o vírus.

Em geral, é recomendável também orientar empregados, fornecedores e clientes sobre as medidas de higiene e etiqueta respiratória, tais como:


- Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão e de preferência enxugar com papel toalha;

- Deixar um recipiente com álcool em gel 70% sempre acessível para higienizar as mãos;

- Cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar;

- Utilizar lenços descartáveis para higiene nasal;

- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

- Não compartilhar objetos de uso pessoal;

- Limpar regularmente o ambiente e manter sempre ventilado;

- Evite tocar as mucosas dos olhos, nariz e boca;

- Evitar contatos próximos como beijos, abraços e apertos de mão;

- Dar descarga com a tampa do vaso sanitário fechada;

A recomendação é criar procedimentos seguros no ato da venda do seu produto ou serviço:

– Restaurantes: diminuir o número de mesas para maior circulação, deixar álcool em gel (70%) logo na entrada e/ou sabão liquido, ambientes bem ventilados e com ar-condicionado desligados, além de aumentar o espaço entre as mesas a 2 metros de distância no bares e restaurantes;

– Pousada e hotéis: seguir na mesma linha e principalmente nas áreas coletivas, como local de refeições e recepção, fazer a limpeza de hora em hora (álcool gel nos equipamentos como telefones, chaves dos apartamentos, balcão etc). Evitar reservas nesse período é essencial;


- Lojas: deixar álcool gel à disposição dos funcionários e clientes à vista logo na entrada e fazer a desinfecção de ambientes e produtos com maior frequência;

– Supermercados e quitandas: não usar saliva para desgrudar os saquinhos grudados;

– Academias: interrupção do funcionamento ou, em caso de continuidade, higienizar a todo momento os aparelhos ou promover atividades em locais abertos, procurando manter em ambas as situações sempre a distância entre os alunos;

Os estabelecimentos dos demais segmentos também devem seguir basicamente as mesmas orientações.

O gabinete de crise da Prefeitura da Estância de Serra Negra pede ainda que neste momento todos compreendam a conjuntura e tenham calma. Segundo seus integrantes, a cidade não vive uma situação de pânico, mas sim de alerta para que não seja preciso entrar em pânico. "Infelizmente todos os setores da economia mundial vão sofrer uma queda na arrecadação. Ainda não sabemos quais serão os impactos, mas para que sejam os menores possíveis é preciso que todos façam sua parte e sigam as medidas de prevenção ao vírus, aumentando a possibilidade de que o quanto antes possamos voltar à normalidade", diz o comunicado distribuído à imprensa.

Comentários

  1. Tá! E o que fazer com essa população insana, que está estocando alimentos, esvaziando as prateleiras e agindo sem consciência e respeito? Os preços já se elevaram, buscando tirar lucro e proveito dessa situação caótica. Falta de limite e respeito ao cidadão serrano!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.