//SAÚDE// Idosos e turistas são fatores de preocupação, diz médica


Daniela Biller: "O Hospital Santa Rosa de Lima está preparado para receber os pacientes"


 Salete Silva

Serra Negra deve viver o pico da pandemia de coronavírus, o Covid-19, nos próximos 15 ou 30 dias, quando os profissionais da área médica do município terão melhor noção da dimensão do problema no país, no Estado e na cidade.

Até lá, a quarentena e o isolamento são de extrema importância, aponta a médica, ginecologista Daniela Biller, diretora da maternidade do Hospital Santa Rosa de Lima, que se mostrou estarrecida com o número de idosos circulando em supermercados, sem aparentar preocupação com a situação.

Algumas características peculiares de Serra Negra são fatores preocupantes e aumentam a vulnerabilidade do município à transmissão e infecção do vírus, segundo a médica.

Um deles é que boa parcela de seus 28 mil habitantes é de idosos. O outro é seu perfil de cidade turística com elevado fluxo de entrada e saída de pessoas de outros municípios.

Além disso, nos últimos anos, a cidade se transformou em residência de turistas vindos de diversas partes em especial de São Paulo, Santos e Rio de Janeiro.

Em entrevista ao Viva! Serra Negra, Daniela ratifica a existência de um caso suspeito de Covid-19 na cidade, mas ressalta que o Hospital Santa Rosa de Lima está preparado para oferecer as abordagens necessárias aos pacientes com sintomatologia.

Embora não disponha de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o Santa Rosa de Lima, segundo ela, está devidamente preparado e instruído para encaminhar os casos mais graves aos hospitais de referência em leitos de UTI, indicados por uma central reguladora do Estado.

Além disso, algumas providências já estão sendo tomadas, como a solicitação de novos respiradores e aparelhos de monitorização para abordar os casos mais graves. O governo federal, ela informa, está disponibilizando recursos para algumas regiões do interior do Estado para elevar o número de leitos para a assistência dos pacientes graves.



“O efeito pode ser devastador se o povo não tiver consciência da gravidade da situação. O coronavírus mata, há um grupo de pessoas muito vulneráveis, como os idosos”, afirma Daniela.  

Ao aderir à quarentena, ela instrui, o cidadão não deve pensar no risco de letalidade, uma vez que é menor do que o de outros vírus, como o H1N1, mas o de transmissão, que é o maior já registrado pela medicina.

“Temos de pensar como se fôssemos pacientes do grupo de risco, mesmo não sendo, mas considerando que o vizinho pode ser e se eu não colaborar estarei prejudicando minha rua, o meu bairro e a minha cidade”, afirma.

A seguir, os principais trechos da entrevista, na qual Daniela dá detalhes de como e quando procurar as unidades de saúde e o hospital, entre outras informações.

Viva! Serra Negra - A quarentena é fundamental neste momento para desacelerar as contaminações?
Daniela - A quarentena é extremamente importante, porque o isolamento evita as aglomerações, que é o fator de transmissão. Você não vai transmitir o vírus para outra pessoa se não houver ninguém nesse ambiente. O coronavírus, Covid-19, tem alto grau de transmissibilidade e um baixo grau de letalidade. Cada pessoa transmite para até outras cinco pessoas, diferentemente do H1N1 que transmite de um para um. Sem dúvida a quarentena é a melhor forma de combater essa pandemia.

Viva! Serra Negra - Há informações de que 80% da população sem sintomatologia ou com sintomas leves também é vetor de disseminação do vírus. Isso seria mais uma justificativa para a quarentena?
Daniela - A maioria dos infectados não tem sintomatologia. Isso quer dizer que a pessoa tem o vírus na via aérea e na hora do espirro, da tosse ou do contato com qualquer secreção, incluindo fezes e urina, vai contaminar a superfície e outra pessoa, mesmo não tendo sintomatologia. Por isso, a importância também da quarentena. Tem muita gente circulando nas ruas, se reunindo em bares, em locais com aglomerações e nem sabe que estão com o vírus.

Viva! Serra Negra – É uma questão de conscientização?

Daniela – Sim, é uma questão de solidariedade e altruísmo. Não adianta pensar que não está doente, não vou ficar em casa, vou para a rua, não tenho nada. Aí que reside o grande impacto na questão da disseminação do vírus. Numa dessas, transmite para um imunocomprometido, um idoso, que pode morrer por causa dessa infecção.

Viva! Serra Negra - Na sua avaliação, quando deveremos chegar ao pico de contaminação?
Daniela - Quanto maior a transmissão, maior o pico de contaminação. Temos de evitar o pico de contaminação, a onda ascendente não pode ser aguda. Tem de ter o platô bem baixo, isso quer dizer, ter a contaminação num tempo maior do que menor. Mas acredito que o grande pico mesmo vai ser daqui 15 a 30 dias.



Viva! Serra Negra – O Hospital Santa Rosa de Lima está preparado para atender os serranos?
Daniela - O hospital está, sim, preparado para receber os pacientes. Há uma normalização da Comissão de Infecção Hospitalar do Hospital em conjunto com a Vigilância Epidemiológica do município. Existe equipe treinada e seguindo as orientações do Ministério da Saúde para abordagem dos pacientes.

Viva! Serra Negra - Quais providências foram tomadas para otimizar os recursos e a instituição dar conta de atender a população?
Daniela - Nós, da área da saúde, somos a linha de frente no combate dessa infecção e ao mesmo tempo estamos vulneráveis a ela. Pedimos que as pessoas gripadas, com tosse, desconforto respiratório e febris procurem o hospital utilizando uma máscara e protegendo as vias aéreas, em especial, quando estiverem conversando com um técnico de enfermagem, uma enfermeira ou um médico. Se a gente adoecer, não tem quem cuide da população.

Viva! Serra Negra - Casos mais graves serão enviados para onde?

Daniela - Foi requisitada a aquisição de novos respiradores e aparelhos de monitorização para abordar os casos mais graves. Porém, esses casos graves vão ter de ser encaminhados para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Aqui em Serra Negra não temos. Casos leves e moderados podem ser abordados aqui. Mas os casos graves serão encaminhados para os hospitais de referência em UTI. Isso de acordo com a preconização das secretarias municipal e estadual, além do Ministério da Saúde. Existe um organograma não só em Serra Negra, mas em todo o país. O governo federal já está se mobilizando financeiramente para enviar recursos a algumas regiões, com o objetivo de elevar o número de leitos destinados aos casos graves.



Viva! Serra Negra – Como será o encaminhamento dos pacientes graves?
Daniela - Os pacientes confirmados e graves vão entrar numa central reguladora do Estado. Essa central de vaga indicará para onde será feita a transferência do paciente. Vários hospitais já estão aumentando o número de leitos.

Viva! Serra Negra - Como a população pode contribuir para que o atendimento seja eficiente?

Daniela – O mais importante é evitar a ida ao hospital. O paciente que estiver num estado gripal não deve ir para o hospital. Se estiver com uma febrinha, uma tosse, não deve ir até o hospital para saber se está com coronavírus. Ainda não está sendo feita uma triagem de toda a população. Por isso, a importância da quarentena.

Viva! Serra Negra – Nem todos os pacientes serão submetidos a teste?
Daniela - Quem está sendo triado são os pacientes que vêm de zona endêmica, de países que começaram a epidemia, Itália, China, Arábia Saudita, Irã, Japão, Espanha e Portugal e qualquer outro lugar do mundo, por causa dos contactantes em aeroportos. Deve-se evitar ir ao hospital porque só será feita a coleta de exame para detecção de Covid-19 se tiver esse antecedente de viagem. Será feito também em casos em que o paciente teve contato com pessoas das áreas endêmicas e está com sintomas. Existem parâmetros para rastreamento. Nem todos serão rastreados. Os casos suspeitos serão submetidos à avaliação.

Viva! Serra Negra - Quais cuidados devem ser tomados?
Danila – O paciente com sintomas de febre, tosse e desconforto respiratório tem de buscar as unidades de saúde já protegido com uma máscara, a todos é recomendado lavar a mão abundantemente, várias vezes, evitar sanitários públicos, evitar contato de menos de um a dois metros de distância, o álcool em gel é importante, desinfectar balcões, corrimãos e evitar os picos de movimento em supermercado, farmácias e lembrar que hospital é o principal lugar em que vai se contaminar.

Viva! Serra Negra – Quais são os riscos do município para o agravamento da situação na cidade?
Daniela - Serra Negra tem alguns fatores preocupantes. Um deles é a população idosa grande, com idade avançada. O outro é o seu perfil turístico. Entram e saem pessoas de outros municípios. Há ainda o fato de turistas com residência em Serra Negra. Há muitas pessoas vindo de São Paulo, Santos e Rio de Janeiro e outras cidades para fugir dos perigos dos grandes centros. Isso eleva o contingente de pessoas e consequentemente aumenta a probabilidade de infecção se não tiverem uma quarentena. 


Comentários

  1. Não há álcool gel suficiente para limpar as mãos de quem votou 17.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.