//SALETE SILVA// Vem com a gente construir Serra Negra


O PT de Serra Negra, a partir de setembro, estará sob nova direção. A Chapa Construindo Serra Negra foi eleita, no domingo, 6 de julho, para um mandato de quatro anos. O PT é o único partido do Brasil que escolhe seus dirigentes municipais, estaduais e nacionais por meio de um Processo de Eleição Direta (PED).

Aceitei o desafio de compor a Chapa Construindo Serra Negra como sua presidenta e substituir na direção meu colega também jornalista que ocupou, nos últimos anos, o cargo de presidente com responsabilidade e competência.

Antes que alguém torça o nariz para a palavra presidenta, sim, o termo "presidenta" é considerado correto e aceitável na língua portuguesa para se referir a uma mulher que ocupa o cargo de presidente.

Quero ser chamada de presidenta em um país em que a representatividade das mulheres na política é uma das menores do mundo. Apesar de 51,5% da população ser composta por mulheres (há 105 milhões de brasileiras), apenas 17,7% das cadeiras do Congresso Nacional são ocupadas por nós. Mas não pretendo liderar o partido na cidade apenas com o foco nas questões femininas. 

Meu trabalho político terá como diretriz a defesa de políticas públicas para promover justiça social, econômica e inclusão, que, claro, acaba priorizando iniciativas para melhorar a qualidade de vida em especial de mulheres, negros, idosos, crianças, jovens, adolescentes, população LGBTQI+, neuroatípicos - indivíduos cujo desenvolvimento neurológico ou funcionamento cerebral difere da norma estabelecida pela sociedade, como as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), entre outras, e os cidadãos de menor renda do município.

Ao longo de nosso mandato teremos muitos desafios. O primeiro será a disputa eleitoral de 2026. É impossível discutir e buscar soluções para o município sem considerar o cenário nacional. Precisamos de um governo federal que olhe para os municípios. O governo do presidente Lula tem feito isso nos últimos anos. 

Serra Negra foi contemplada com ambulâncias para o funcionamento do SAMU, recursos, cerca de R$ 6 milhões, para construção de moradias para o Minha Casa Minha Vida, recursos para a construção de um nova Unidade de Saúde (UBS) no bairro da Vila Dirce, entre outras medidas, como a negociação com as instituições de saúde privadas e filantrópicas para reduzir a fila de atendimentos às especialidades médicas.

Vamos continuar fiscalizando Legislativo e Executivo como liderança partidária e tentar buscar nas esferas superiores estadual e federal ajuda para melhorar a qualidade de vida, promover renda e emprego e contribuir para o desenvolvimento econômico/social da cidade nos próximos anos. Em parceria com deputados federal e estadual do PT queremos recursos por meio de emendas parlamentares, mas vamos ficar de olho na votação do Congresso. Deputado tem de trazer recursos, mas votar de acordo com os interesses da população.

Convido todos os cidadãos serranos independentemente de ideologia política a construir Serra Negra com sugestões, propostas e reivindicações. Quem quer colaborar com a cidade pode faze-lo mesmo sem ocupar um cargo político. Vem com a gente!

--------------------------

Salete Silva é jornalista profissional diplomada (ex-Estadão e Gazeta Mercantil) e editora do Viva! Serra Negra

Comentários

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.