//OPINIÃO// Movimento para fechar comércio é inócuo



Carlos Motta

O presidente da seção local da Ordem dos Advogados do Brasil, Leandro Tomazi, deu a palavra definitiva sobre essa questão de reabrir ou não o comércio local, como pretende um grupo de empresários. Em sua página do Facebook escreveu o seguinte: 

"Algumas pessoas me perguntaram se o Prefeito poderia revogar de imediato o Decreto Municipal que instituiu a quarentena no município de Serra Negra.

"Poder, por óbvio pode. Mas não faria grande diferença, uma vez que o Governador João Doria também decretou a suspensão das atividades do comércio em todo o Estado de São Paulo até 07 de abril. De nada adiantaria revogar o decreto municipal, pois existe restrição a nível estadual."

Pois é. 

O movimento dos comerciantes é inócuo. 

Ou melhor, tem prejudicado a todos, por criar um conflito e tensão desnecessárias na comunidade, justamente nesta época em que ela mais precisa de calma, ordem e solidariedade.

Outro argumento desses que pretendem pôr fim ao isolamento horizontal é o de que o covid-19 é fatal apenas para integrantes do grupo de risco, idosos e portadores de algumas morbidades.

Mentira. 

Mentira grosseira.



O novo coronavírus, além da rapidez impressionante com que é transmitido, de fato é mais letal para pessoas acima dos 60 anos, mas tem matado atletas e jovens saudáveis em vários países - e até mesmo bebês!

Uma cura para a doença ou uma vacina que nos imunize são alternativas que estão ainda no horizonte de médio e longo prazos. 

O único remédio existente hoje é o isolamento social para retardar a transmissão e dar tempo à área de saúde pública se equipar convenientemente para tratar os doentes mais graves. 

Tudo o que se diz ao contrário é falso.

Como é falso o dilema "salvar vidas ou parar a economia". 

É perfeitamente possível cuidar da pandemia da maneira mais sensata e racional, como exige a comunidade científica de todo o mundo, e minorar os seus efeitos sobre a atividade econômica do país. 

Os comerciantes de Serra Negra, em vez de provocar a balbúrdia que estão provocando com esse movimento criminoso em favor da morte, deveriam procurar formas de reciclar seus negócios, usando a moderna tecnologia proporcionada pela internet, deveriam montar uma logística de entrega de seus produtos, renegociar seus débitos, se unir em propostas inovadoras - que tal um portal de produtos de Serra Negra, ferramenta de vendas e marketing que abrangeria todo o Brasil? - e, principalmente, cuidar do seu bem mais precioso, que são seus funcionários.

Sem eles não há como abrir as portas das lojas.

Sem eles não há nem lojas.

Cálculos realistas estimam que a pandemia vai durar cerca de três meses. Com boa vontade, apertando o cinto, agindo racionalmente, é perfeitamente possível sobreviver à tempestade, que vai atingir a todos, pobres e ricos, gordos e magros, palmeirenses e corintianos, jovens e velhos. 

Ninguém está imune a esse novo coronavírus.

E ninguém, neste momento terrível, pode, sob pena de ser execrado pelo resto de sua existência, sequer cogitar a possibilidade de trocar a vida pelo lucro imediato.

Comentários