//OPINIÃO// Lojas abertas, mentes fechadas


Carlos Motta

Alguns comerciantes de Serra Negra iniciaram um movimento para forçar a prefeitura a rever o decreto que proíbe a abertura das lojas.

Eles seguem cegamente o que seu grande líder Bolsonaro fala, de que o covid-19 não passa de uma gripezinha que vai matar só os velhinhos.

Mas são incapazes de entender que:

1) Turista nenhum virá à cidade enquanto esta pandemia não for controlada;

2) Ninguém vai comprar roupas, calçados, lembrancinhas etc no lugar de mantimentos;

3) Quem for trabalhar pode levar para suas casas, onde seus pais e avôs estão confinados, o vírus de alguém que, porventura, aparecer na loja;

4) O coronavírus também ataca jovens;

5) Suas lojas estarão às moscas e serão tão somente ponto de transmissão do coronavírus;

6) As mercadorias que compraram para o inverno já estão estocadas, não vão sumir das lojas;

7) Podem continuar a vender por telefone e pela internet;

8) Não há nenhum decreto do governo federal que se sobrepõe aos dos governos estadual e municipal;

9) Convocar atos públicos neste momento pode ser considerado um crime contra a saúde pública;

10) O decreto municipal que regulamenta a atividade do comércio na pandemia prevê a cassação do alvará de funcionamento se for descumprido;

11) A maioria quase total da população serrana é contra a reabertura das lojas neste momento;

12) O isolamento social é a melhor arma contra a pandemia, dizem 100% das autoridades médicas e científicas mundiais e está sendo adotado por todos os países, inclusive os Estados Unidos;

13) Insistir nesse absurdo vai apenas piorar ainda mais a imagem de certa parcela dos comerciantes locais perante a população serrana, que os vê como gananciosos, socialmente insensíveis e arrogantes.



Por que esses comerciantes de Serra Negra, em vez de se reunir para forçar a prefeitura a rever o decreto que proíbe a abertura das lojas, não se juntam para fazer uma grande campanha publicitária para vender seus produtos pela internet?

Por que não criam um belo portal de vendas de seus produtos?

Existem mil e uma plataformas de criação de sites gratuitos, umas tantas outras empresas que criam lojas virtuais e cobram uma merreca por isso.

É só ter vontade de trabalhar, pensar um pouco, usar a criatividade, que eles voltariam aos negócios em poucos dias.

Preferem, em vez disso, mais uma vez implorar ajuda ao Estado, no caso a prefeitura - eles que se dizem adeptos fervorosos do tal "Estado mínimo".

O capitalismo que tanto prezam tem riscos e, empreendedores que se intitulam, deveriam aproveitar esta terrível crise para ousar mais.

Chorar e implorar por ajuda neste momento não é atitude digna de quem se considera elite.

Ignorar o sofrimento do outro, olhar para seus próprios interesses, desprezar o esforço coletivo em prol do bem comum, não são ações dignas de cristãos e homens de bem, como se apresentam.

Comentários

  1. Estou deletando de meu face todos os comunistas Que se escondem atrás des Viva Serra Negra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que o sr. faz é problema seu. Mas não transforme suas frustrações e preconceitos em algo público. Nem acuse os outros disso ou daquilo se escondendo num covarde anonimato. Calúnia, injúria e difamação são crimes.

      Excluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.