A Prefeitura de Serra Negra está contratando uma empresa para efetuar "estudos, pesquisa e levantamento de campo" a fim de obter informações para a confecção de edital de licitação para a "regularização da concessão do transporte público coletivo do município" e contratação de serviço de prestação de transporte escolar.
A empresa receberá pelo trabalho R$ 25 mil. A atual concessionária do transporte coletivo urbano de Serra Negra é a Viação Rápido Fênix, do Grupo Fênix, pertencente à família Chedid, a mesma do atual prefeito serrano, Elmir Chedid.
O prazo da concessão da empresa que substituirá a Fênix como operadora do transporte coletivo no município será de 15 anos, podendo ser prorrogado por mais 15 anos.
Na justificativa para contratar a empresa que levantará os dados para o edital de licitação da concessão a prefeitura afirma que "a necessidade técnica de adequação e modernização do serviço de transporte público coletivo, contemplando a renovação e adequação da frota de ônibus, dos quadros de horários, da inovação tecnológica, e fortalecimento da gestão pública, além do cumprimento da legislação vigente, implicam a necessidade de desenvolvimento de estudos específicos para implementação de projetos e ações com tais objetivos".
Também diz que o município já definiu que a nova concessionária deverá equipar seus veículos com o sistema de bilhetagem eletrônico com biometria, Wi-Fi e aplicativo de locação.
A contratação de empresa para efetuar estudos sobre o transporte coletivo público em Serra Negra é explicada pela prefeitura como necessária para "dimensionar os custos do serviço e traçar um estudo econômico para a viabilidade do sistema". Segundo o Executivo, "os estudos devem buscar o equilíbrio econômico-financeiro e que minimizem os custos para gerarem preço mínimo por passageiro, garantindo a sustentabilidade da rede de transporte e a universalidade da prestação".
Os estudos vão abranger a prestação de serviços de transporte escolar de alunos matriculados no ensino público, inclusive na zona rural. A concessão será de cinco anos, podendo ser prorrogada por igual período.
TARIFA ZERO
A vereadora Anna Beatriz Scachetti protocolou requerimento solicitando do Executivo informações sobre a possibilidade de o município adotar a Tarifa Zero no transporte coletivo público.
Segundo ela, várias cidades do país adotaram a medida, "benéfica à população pela economia nos gastos com transporte público". Ela informa que mais de 100 cidades do país "já possuem algum tipo de tarifa gratuita de ônibus".
Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.