//CIDADE// Tem sintomas de coronavírus? Vá ao posto de saúde


Com o propósito de organizar as ações de controle e tratamento do coronavírus (Covid-19), a Secretaria Municipal de Saúde de Serra Negra está pedindo aos cidadãos que, caso apresentem sintomas de infecção, que procurem as unidades básicas de saúde (UBS). O Hospital Santa Rosa de Lima só deve ser procurado em casos de urgência ou emergência ou em períodos em que as unidades estão fechadas.

A medida atende a duas preocupações: não sobrecarregar o hospital, que realiza atendimentos mais urgentes e de emergência, e também evitar o contato de pessoas com os sintomas com outros pacientes que já se encontram em ambiente hospitalar, com imunidade baixa, e com isso com risco maior de contaminação.

Nesta sexta-feira, dia 13, duas reuniões foram realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde para orientações sobre o assunto e alinhamento de ações, na parte da manhã, no Hospital Santa Rosa de Lima, com funcionários e administradores, e depois na Escola de Educação Básica e Profissionalizante José Franco de Godoy, com servidores da saúde.


A secretária municipal de Saúde, Teresa Cristina Fernandes, informou que as equipes de saúde do município estão preparadas para identificar os casos suspeitos desse novo vírus. “Reforço que, se você tiver os sintomas procure as UBS da cidade e informe os profissionais. Só se dirija ao hospital se for no fim de semana, ou período noturno ou em caso de urgência ou emergência", disse.

Sintomas

Febre, tosse e dificuldade para respirar são os sintomas principais. Além disso, outros sintomas, como cansaço, dores, corrimento nasal, dor de garganta e diarreia podem ocorrer. Deve-se observar se houve histórico de viagem em países em transmissão nos últimos 14 dias ou contato com algum caso suspeito ou confirmado.



Comentários