//SAÚDE// Mutirão vai recadastrar moradores para o SUS


A Prefeitura de Serra Negra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará o "Mutirão de Cadastramento", ação que visa atualizar o cadastro de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

O mutirão terá início neste sábado e domingo, dias 29 de fevereiro e 1º de março, no centro da cidade. A proposta é visitar casa a casa, conversar com o morador e realizar a atualização dos dados. “Precisamos atingir a meta de cadastramento. Para isso, nossos agentes de saúde estarão nas ruas, identificados com crachá e uniforme, visitando os usuários. Peço a todos que os recebam já com os documentos em mãos, para facilitar a visita e agilizar o trabalho”, disse a secretária municipal de Saúde, Teresa Cristina Fernandes.

O cidadão deve apresentar RG, CPF, cartão SUS, telefone e comprovante de residência.

O Mutirão de Cadastramento será feito todos os fins de semana de março e os bairros serão divulgados semanalmente. O prazo final é abril.

A ação atende uma exigência do programa Previne Brasil, lançado em novembro pelo governo federal, cujo novo modelo de distribuição vai aportar mais recursos para os municípios que melhorarem a saúde dos brasileiros, especialmente nos serviços de saúde da atenção primária.

Anteriormente, o repasse de verbas considerava o total de habitantes do município, sem se ater ao atendimento efetivamente prestado pelas equipes de saúde da família. Na nova proposta, vai considerar também os indicadores de desempenho e oferta de serviços na região.

Na projeção para Serra Negra, a meta é cadastrar 5.699 novos usuários até abril, dentro da nova proposta de financiamento da atenção básica. “Hoje o município recebe, por ano, R$ 741.884,04 e passará, se atingida a meta dos cadastros, a receber em média R$ 1.614.912,00/ano. É importante dizer que a manutenção desse recurso também está atrelada ao acompanhamentos dos usuários cadastrados”, explica a secretária. Segundo ela, hoje são 13.551 usuários cadastrados. 


Comentários