//SAÚDE// Ambulâncias causam nova discussão na Câmara


Salete Silva

A última sessão da Câmara Municipal de Serra Negra, realizada segunda-feira, 10 de fevereiro, foi dedicada praticamente a homenagear cidadãos serranos.

Em meio às comemorações, no entanto, o vereador da oposição Leandro Gianotti Pinheiro (PV) apresentou uma lista de veículos e ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde que estariam circulando com defeitos.

Diversos veículos, além das ambulâncias, segundo ele, apresentam problemas que vão desde a revisão vencida até o uso de prego em substituição a pino de dobradiça das portas.

 As denúncias do vereador, disse, eram baseadas em informações fornecidas pelo pessoal da garagem municipal e checadas por ele pessoalmente.

O vereador entregou a relação dos veículos com defeitos à Secretaria Municipal de Saúde, na quarta-feira, 12 de fevereiro.

“Não queria tomar tempo dos homenageados, mas por todas as informações com número de placas e detalhamento dos defeitos, é difícil contestar”, afirmou durante a sessão. Vereadores da situação também cobraram providências da prefeitura.

Em resposta à relação dos veículos com defeito, a assessoria de imprensa enviou nota ao Viva! Serra Negra detalhando a situação de cada um dos carros citados na relação apresentada por Pinheirinho.

No caso da ambulância de placa com final 25 que já estaria com 6 mil quilômetros rodados a mais do exigido para revisão, a assessoria informou que as revisões das ambulâncias Master são realizadas a cada 20 mil quilômetros rodados, não 10 mil quilômetros. A próxima revisão será com 60 mil quilômetros.

No caso da ambulância final 69, há 22 dias sem parafusar o encosto de um dos bancos do acompanhante, a prefeitura admitiu que o reparo ainda não foi realizado, mas que será assim que houver oportunidade.

A ambulância possui três bancos, mas está circulando com apenas um paciente e um acompanhante, o que torna desnecessário o encosto.

Em relação à ambulância Montana que estava circulando com óleo vencido há 3 mil quilômetros, a prefeitura informa que já foi realizada a troca.

 Os problemas de vazamento na tubulação de oxigênio e no vidro elétrico nas ambulâncias furgonetas estão sendo resolvidos, diz a assessoria, que informa que já foi enviado e-mail para a assistência técnica solicitando os reparos.  

A informação de que todos os veículos da marca Renault modelo Sandero estariam com revisão vencida, não procede, segundo a assessoria de imprensa.

A nota informa que apenas dois veículos modelo Sandero “aguardam liberação do empenho para revisão e a quilometragem está dentro do limite de manutenção exigido pela concessionária”.

  A prefeitura admitiu que um dos Sandero está circulando com um prego substituindo o pino de uma das portas porque aguarda o recebimento da dobradiça encomendada à concessionária autorizada.

“Os problemas só foram solucionados, por coincidência, um dia depois das denúncias na Câmara”, afirmou o vereador Pinheiro. Para ele falta planejamento.

A troca de óleo do veículo Montana, segundo o vereador, foi realizada na terça-feira, um dia após a sessão da Câmara. “Como vereador da oposição, estou contribuindo com a administração pública”, concluiu.  

Comentários