//FALA, CIDADÃO!// É preciso recuperar as fontes da cidade


Marcelo de Souza

Por que as fontes de Serra Negra estão secando?

Me parece que essa pergunta precisa ser respondida pelo Executivo e pelo Legislativo.

E depois de identificado o motivo do sumiço das águas minerais e medicinais, precisam ser tomadas providências para recuperá-las. É a maior riqueza da cidade.

A prefeitura pede para a população se conscientizar e usar racionalmente a água. Mas será que a prefeitura tem consciência de como trata questões ambientais no município? Será que tem adotado políticas públicas para um crescimento efetivamente sustentável de modo a usar este e outros recursos de forma consciente e racional?

Não é uma vergonha para um dos mais ricos municípios do Circuito das Águas Paulista ver suas fontes secando e não fazer nada para reverter essa situação?

É progresso uma cidade localizada na Serra da Mantiqueira, no meio do circuito das águas, que enriqueceu no passado por causa da abundância e qualidade de suas águas medicinais, que exporta água mineral, oferecer para a população água da Sabesp, inclusive numa das principais praças do município? Quem ganha e que perde com esse progresso?

É verdade que foram detectados 27 agrotóxicos na água que abastece Serra Negra entre 2014 e 2017? (Fonte: https://portrasdoalimento.info/agrotoxico-na-agua/)

Será que Serra Negra está no caminho certo de desenvolvimento?

Quem ganha e quem perde com este modelo de crescimento que vem sendo adotado faz anos? E que continua sendo adotado.

Quem ganha e quem perde com obras paliativas para resolver o problema das fontes, como por exemplo, trocar uma fonte natural por um poço artesiano? Ou eventuais transposições de águas para alimentar uma fonte?

O projeto de revitalização da Fonte São Luís adota esse conceito de transposição?

Será que, pouco tempo após a aquisição da Mata do Fróes, alguns loteamentos que estavam adormecidos, acordaram?

Existe alguma vinculação entre obras de loteamentos e a aquisição da Mata do Fróes?

Será que não é urgente a revisão e modernização das leis municipais que ordenam loteamentos, obras de terraplenagem código de edificações, Plano Direto, etc?

Viva o progresso! Será?


Comentários