//CIDADE// Nova audiência sobre trânsito será dia 3 de março

Professora Cândida Baptista, na primeira audiência: pedestres são prioridade

A Prefeitura de Serra Negra vai realizar mais uma audiência pública sobre o Plano Municipal de Mobilidade Urbana. A reunião será no dia 3 de março, a partir das 19 horas, no Mercado Cultural, situado à Rua Tiradentes, 25, Centro.

Na oportunidade, serão apresentados os dados coletados no município e o questionário a ser aplicado nos bairros. A audiência é aberta à população.

A primeira audiência pública para discutir o assunto foi realizada no dia 29 de outubro de 2019. O plano de mobilidade urbana para o município deverá estar concluído para ser apreciado e aprovado pela Câmara Municipal até setembro de 2020.

A iniciativa é resultado de um termo de cooperação firmado entre a Universidade São Francisco (USF), de Bragança Paulista, e o Consórcio do Circuito das Águas Paulista, com a intermediação da Associação dos Prefeitos dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo (Amitesp).

A importância da participação dos serranos na formulação do plano com propostas e sugestões foi um dos principais pontos destacados pela professora de planejamento urbano do curso de engenharia da USF, Cândida Baptista, durante a primeira audiência.

A professora é a coordenadora da equipe de estudantes dos cursos de arquitetura e engenharia da USF que vai formular a proposta com base nas informações colhidas em entrevistas e questionários realizados entre moradores e turistas de Serra Negra.

A ideia, explicou a professora, é que quando o plano for apresentado pelo Executivo à Câmara Municipal, os vereadores já estejam cientes de suas propostas, que serão discutidas por quase um ano.

O plano vai partir de alguns pontos fundamentais, além da consulta à população. Um deles é a inclusão da mobilidade de deficientes, idosos, mulheres com crianças e até analfabetos que têm dificuldade de ler os itinerários de ônibus.

O outro é a conscientização da população da necessidade de inversão das prioridades nas políticas públicas de mobilidade urbana, baseadas atualmente nos veículos particulares.

A prioridade tem de ser invertida. No topo da pirâmide da mobilidade urbana, aponta a professora, têm de estar os pedestres, ciclistas e transporte coletivo.

Para isso, além de ouvir a população, a equipe vai realizar um trabalho de conscientização nas escolas, em especial entre os alunos de ensino fundamental I e II e ensino médio.

O objetivo é disseminar a cultura entre as crianças e estudantes do uso da bicicleta para a locomoção diária. “As crianças que andam de bicicleta, como na China e Japão, se tornam adultos que usam a bicicleta como principal meio de transporte”, comparou.

Promover o desenvolvimento da cidade também é o objetivo do plano de mobilidade urbana, que estimula a criação de projetos que resultam em liberação de verbas.  


Comentários