//CRÔNICA// A inocência pelas ruas


A professora aposentada 
Mara Roselaine Pinto da Fonseca está 
viajando pelo Brasil. Suas crônicas
nos contam um pouco dessa experiência

Mara Roselaine Pinto da Fonseca

Ao passar por muitas cidades no interior da Bahia, conhecendo alguns vilarejos, me deparei com muitas crianças pelas ruas, sozinhas, pedindo tudo.

Não só nesses lugares, mas as grandes metrópoles desta região que estou conhecendo, apresentam da mesma maneira essa realidade com frequência. A grande maioria das pessoas, ao observar essa situação tão exposta aos nossos olhos, já perdeu qualquer sentimento de piedade. Acostumar-se é a constante.

Todos nós sabemos que nenhuma realidade social que permeia o movimento humano pode estar distante das medidas de planejamento, diversas discussões com órgãos responsáveis governamentais, e principalmente, a objetivação disso tudo na prática.

É triste, e ficar indiferente a todo o sofrimento delas não pode ser uma reação normal entre nós.




A arte de rua


Chegar em Salvador é sentir uma emoção inexplicável. Não dá para comparar com as belezas estonteantes de Alagoas. Para mim, é o refúgio das mais lindas praias, cenários paradisíacos que envolvem a todos que chegam.

A Bahia tem outros encantos, as belezas naturais existem, mas a riqueza das expressões artísticas supera tudo.

Além de todo contexto histórico, com os monumentos belíssimos que retratam toda uma época da nossa história política e cultural, as diferentes manifestações da arte são o que mais atraem a quem chega nestas terras.


Estar no Pelourinho é presenciar diferentes obras de arte, reflexo do artesanato local. O  que mais me encantou foram as pinturas em tela retratando aspectos da vida comum desse povo.

As pinturas parecem pedaços descolados da realidade baiana. A arte simples, com uma diversidade de cores, surpreende os menos entendedores dessa técnica. Não é preciso entender, apenas observar.

Meio de subsistência desses artistas, que ganham pouco por essa habilidade de criar, as pinturas em telas são a maior característica desses artistas.

São apaixonantes, possibilitando a quem se depara com essas produções um prazer em degustar essas maravilhas com os olhos.



Comentários