//CIDADE// Secretário promete Carnaval diferente e sem vandalismo

Ney: marchinhas estão de volta este ano na Praça João Zelante


Carlos Motta

Serra Negra terá neste ano um Carnaval diferente, promete o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da cidade, César Borboni, o Ney. Embora ressalve que a programação não está 100% pronta, ele informou que a festa terá início no dia 15 de fevereiro, sexta-feira, quando, às 20h30, será apresentada a "corte", Rei Momo e Princesas, na Praça João Zelante. Uma semana depois, no dia 22, o Carnaval começará para valer, também na João Zelante, com a Bateria Asas Show, de Mogi Guaçu, às 20h30.

Ney explicou que a "Serra Folia", nome oficial do Carnaval deste ano, será realizada em mais dois locais além da Praça João Zelante - o estacionamento do Centro de Convenções e a Avenida Laudo Natel.

Na praça central, diariamente, a Banda Lira tocará as marchinhas carnavalescas tradicionais, das 16 às 19 horas. 

O Centro de Convenções ficará reservado para o público mais jovem das 16 horas às 19h30. Haverá no local uma infraestrutura adequada, promete o secretário, com praça de alimentação, banheiros e vagas para as vans que chegam trazendo os foliões de outras cidades.

A Avenida Laudo Natel vai receber dois públicos diferentes, em dois horários distintos. Das 13 às 19 horas ela ficará à disposição das crianças, que poderão se divertir gratuitamente no "Gigante", um brinquedo inflável de cerca de 1 mil metros quadrados. Mais tarde, das 20 horas até a meia-noite, um trio elétrico animará o baile popular, com a ajuda da Cia. Allegro de Dança. 

- Quero fazer um Carnaval inesquecível para as crianças - diz o secretário. 


Ney explica que resolveu voltar com a festa adulta na Praça João Zelante - no ano passado o local ficou restrito às crianças - porque acha que há muitos moradores de Serra Negra e  turistas que gostam de um Carnaval mais "família". Por isso a escolha da Banda Lira, um patrimônio artístico da cidade, para levar ao público seu repertório de músicas carnavalescas mais antigas.

Ele enfatizou que haverá neste ano um cuidado especial para que não haja, como nas outras vezes em que a Praça João Zelante abrigou bailes de Carnaval, atos de vandalismo. 

Para tanto, será montado um rígido esquema de segurança.

- A praça será toda monitorada, haverá apenas quatro pontos de entrada e vamos proibir que as pessoas levem "coolers" e bebidas. Os bares vão trabalhar apenas com copos plásticos. Se houver briga, a música para. Haverá regras que terão de ser cumpridas. Teremos a ajuda da Guarda Municipal e da Polícia Militar para tanto.

Ney informou que as vans que todos os anos trazem, de cidades vizinhas, os jovens para o Carnaval serrano, serão objeto de vistoria já na entrada da cidade. Nesse momento os passageiros serão orientados sobre as normas de segurança e encaminhados ao Centro de Convenções.

- Nosso objetivo é acabar com o vandalismo neste ano - afirma.

Sem abrir números, o secretário estima que o investimento da prefeitura no Carnaval deste ano se aproxima ao do ano passado: "Sempre pretendemos fazer melhor com menos", diz. Também informou que não contou com a ajuda da iniciativa privada, como ocorreu em eventos anteriores que sua Pasta promoveu. 

- Quero que venham muitos visitantes ao nosso Carnaval, que eles gastem muito no nosso comércio, para que os nossos empresários possam nos ajudar a fazer o Festival de Inverno, que já definimos que irá de 10 de junho a 1º de agosto.

Segundo Ney, o Carnaval é uma grande fonte de receita para a cidade. Receita que, informa, vem crescendo desde março do ano passado, quando assumiu a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

- Acompanhamos mês a mês a evolução. O ISS [Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza] aumentou 15%. Esperamos que ele aumente ainda mais.


Comentários