//MEIO AMBIENTE// Mapas listam áreas de risco em cidades da região

Queda de pedras na SP-360, entre Amparo e Morungaba

A população e gestores dos municípios paulistas de Amparo, Águas de Lindoia, Lindoia, Pedreira, Pinhalzinho, Bragança Paulista, Itatiba, São José do Rio Pardo, Espírito Santo do Pinhal, São Pedro e Águas de São Pedro agora contam com produtos cartográficos que evidenciam áreas de risco geológico alto e muito alto e classificam áreas em baixa, média e alta probabilidade de ocorrência de desastres naturais. Entre eles estão deslizamentos de terra, inundações, queda de blocos e enxurradas. 

Os mapas foram desenvolvidos neste ano pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo e lançados na quarta-feira, 11 de dezembro, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Desde 2011, a CPRM já mapeou 1.599 municípios em 26 Estados brasileiros quanto a risco alto e muito alto, realizando inclusive 123 revisitas. Já no que se refere à suscetibilidade dos fenômenos danosos foram elaboradas 479 cartas em 22 unidades da federação. 

Todas as publicações são enviadas para utilização das prefeituras e estão disponíveis no site www.cprm.gov.br. Com base em 119 mapeamentos elaborados pelo Serviço Geológico do Brasil no Estado de São Paulo, estima-se que 507.746 pessoas vivem em áreas de risco alto e muito alto.





Comentários

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.