//CULTURA// "Bacurau" será exibido na Praça Sesquicentenário

"Bacurau" foi premiado no Festival de Cannes e não será exibido nos cinemas da região

Salete Silva

Serra Negra terá uma sessão de cinema ao ar livre, dia 20 de dezembro às 19h30, na Praça Sesquicentenário, com a apresentação do filme "Bacurau".

Premiado no Festival de Cannes em maio, o filme pernambucano colocou o Brasil no mapa internacional do cinema em um momento em que a cultura e os artistas brasileiros sofrem retaliações do governo federal.

A iniciativa é do Coletivo da Montanha, com o apoio da Prefeitura de Serra Negra. O projeto é da jovem serrana Bárbara Souza, profissional da área de marketing, com o apoio da diretora do Kanemo Cineclube, Cinthia Marília.

O projeto de trazer "Bacurau" para Serra Negra surgiu da constatação de que o filme não seria exibido nos principais cinemas da região, em Amparo e em Bragança Paulista. Foi exibido em Socorro, Bárbara relata, mas sem muita divulgação.

“Para assistir ao filme seria preciso ir a São Paulo, o que é inviável para muitos serranos por questão de mobilidade e também financeira”, afirma.



Com orientação de Cinthia Marília, diretora do Kanemo Cineclube, Bárbara entrou em contato com a Vitrine Filmes, distribuidora em especial de filmes brasileiros, responsável pela divulgação de "Bacurau".

A liberação da sessão sem custo para o Coletivo da Montanha e com todo suporte para organização e divulgação foi autorizada pela distribuidora. “O pessoal foi muito atencioso, expliquei que integrava um coletivo e que não temos recursos pra comprar a exibição do filme”, relata.

A distribuidora colocou à disposição uma representante de Águas de Lindoia para ajudar na divulgação e no fornecimento de material publicitário de "Bacurau".

A iniciativa, explica Bárbara, tem como objetivo, além de dar chance à população serrana de assistir ao filme, valorizar o cinema nacional, que passa, na sua opinião, por um momento de desvalorização, assim como a cultura e os artistas de forma geral.

“A ideia é inserir nossa cidade nos acontecimentos nacionais e mostrar para todos que a cultura é importante e necessária, além de capaz de mudar vidas”, afirma.

Ela lembrou que nos últimos dias a Agência Nacional de Cinema (Ancine) retirou cartazes de filmes nacionais em exposição e os excluiu também de seu site oficial. “Trazer um filme com um contexto político e com críticas como 'Bacurau' numa exibição em praça pública é uma forma de demonstrar apoio ao cinema e à toda cultura brasileira”, conclui.


Bárbara: cultura muda vidas
Além da exibição do filme "Bacurau", o evento contará com uma exposição com os cartazes de filmes censurados pela Ancine. Depois da sessão será realizado um debate sobre a importância da arte e do cinema.

O filme, dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, retrata a vida de moradores de um pequeno povoado do sertão brasileiro, chamado Bacurau, que descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Percebem que algo estranho está ocorrendo na região: drones passeiam pelos céus e estrangeiros chegam à cidade.

Os carros se tornam vítimas de tiros e cadáveres começam a aparecer. Os moradores tentam identificar o inimigo para criar coletivamente um meio de defesa. Entre os atores figuram Sônia Braga, Udo Kier, Barbara Colen, Thomas Aquino e Silvero Pereira.






Comentários