//CIDADE// Vídeo de abordagem: guardas dizem que foram desacatados


Integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Serra Negra abordaram dois jovens na manhã da segunda-feira, 23 de dezembro, na rua Irmã Dulce.

A imagem do ocorrido, exibida em vídeo nas redes sociais da cidade, dividiu a opinião dos internautas e deverá ser alvo de pedido de averiguação por parte da Ordem dos Advogados do Brasil de Serra Negra (OAB).

Para alguns internautas, as cenas na calçada indicam que houve abuso de autoridade e ação violenta dos policiais. Para esses internautas, os jovens abordados não pareciam ter reagido nem estavam armados.

“Será mesmo que este é o procedimento certo de dar uma abordagem?”, perguntou um internauta. “Imagina se uma pessoa está com mulher e filhos andando na rua e tem um tratamento como este? Acho que isso não é o correto a ser feito”, escreveu outro.

Parte dos internautas, no entanto, manifestou apoio à ação da GCM. “Abuso é ofender os policiais e depois ser vítima de vagabundo na rua e ter que ligar 153 ou 190”, respondeu um deles.

A GCM enviou nota de esclarecimento do ocorrido ao Viva! Serra Negra por meio da assessoria de imprensa da Prefeitura de Serra Negra, a quem a corporação está subordinada.

Segundo a nota, as imagens captadas e exibidas são do lado de fora do estabelecimento comercial, quando os guardas já haviam sido desacatados.

A nota informa que na manhã segunda-feira, 23 de dezembro, se dirigiu até um estabelecimento comercial na rua Irmã Dulce, região central, onde “os indivíduos importunavam as funcionárias, passando as mãos em partes de seus corpos”.

Ao chegar ao local, continua a nota, os guardas que realizaram a abordagem solicitaram aos jovens que se retirassem do local.

Já do lado de fora, segundo a nota, eles continuaram desacatando os guardas, que chegaram a receber cusparadas por parte de um deles, o que levou os integrantes da corporação a uma reação mais enérgica contra a dupla, que deixou o local.

As funcionárias da loja, de acordo com a GCM, preferiram não registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil, alegando estar em horário de trabalho. Por isso, segundo a nota de esclarecimento, os dois rapazes não foram conduzidos à delegacia.

“Conforme informações levantadas pela GCM, os indivíduos possuem passagens policiais por furto e são do Estado de Minas Gerais”, informa a nota de esclarecimento.

Ainda segundo a GCM, a dupla permaneceu em Serra Negra por algumas horas e chegou a furtar objetos de lojas na cidade. “Mas os responsáveis pelos estabelecimentos também preferiram não registrar boletim de ocorrência. Posteriormente, não foram mais vistos no município”, diz a nota.

A assessoria de imprensa da prefeitura informou ainda que a GCM solicita a todos os cidadãos que tiverem seus direitos violados para que acionem imediatamente os telefones 190 (PM) ou 153 (GCM). A CGM, segundo o comunicado, pede também aos cidadãos que “não tenham receio de registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil para que os agentes de segurança pública possam colocar suspeitos de quaisquer crimes à disposição das autoridades policiais e da Justiça”.

No comunicado da assessoria de imprensa, a GCM de Serra Negra ressalta que “todas as abordagens sempre primam pelo respeito à integridade física das pessoas e às leis, mas infelizmente nem todos aceitam reconhecer ou esclarecer eventuais transgressões, sendo necessário o uso da força para revidar injustas agressões, e que colabora com as demais forças de segurança (Polícia Militar e Polícia Civil) nas ações ostensivas para a preservação da ordem pública ou investigativas”.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Serra Negra, Leandro Tomazi informou que, depois do período de recesso, a entidade protocolará pedido de averiguação no Ministério Público e na Prefeitura de Serra Negra.

Comentários