- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
![]() |
A Sinfonia das Águas foi apresentada durante 13 anos em Poços de Caldas |
Nas vésperas de Natal, Serra Negra será palco do maior evento musical ao ar livre da América Latina. A Sinfonia das Águas, com 200 artistas, vai se apresentar para 4 mil pessoas no dia 22 de dezembro na Avenida Laudo Natel.
O idealizador do megaespetáculo, maestro Agenor Ribeiro Netto, prepara também duas outras apresentações musicais para a semana natalina em Serra Negra.
No dia 20 de dezembro, ele se apresenta com a Orquestra Terra Brasilis, formada por músicos da Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista, na Praça Lourenço Franco de Oliveira, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.
“Faremos um Auto de Natal com uma orquestra de cordas e sopros de 20 músicos e dois cantores, um tenor e uma soprano, além de projeções na Igreja”, revela Ribeiro.
No dia 21 de dezembro será realizada a apresentação de uma orquestra de câmara, com menor número de músicos, dentro da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.
A apresentação do dia 22 de dezembro será a primeira da parceria firmada entre o projeto Sinfonia das Águas, a prefeitura de Serra Negra e patrocinadores da iniciativa privada serrana e de outras regiões de São Paulo.
A Sinfonia das Águas chega a Serra Negra depois de 13 anos de apresentações em Poços de Caldas, interior de Minas Gerais, durante os quais atraiu centenas de milhares de turistas e movimentou a economia do município.
“Estamos saindo do eixo Minas Gerais e indo para o eixo São Paulo”, diz o maestro. A Sinfonia das Águas, ele avalia, será um marco na história do turismo de Serra Negra.
A expectativa do maestro é realizar ao longo de 2020 pelo menos quatro apresentações nos períodos de baixa temporada, quando o município sofre brusca queda de movimento no comércio e na rede hoteleira.
A primeira apresentação do próximo ano está prevista para o dia 11 de janeiro, com o grupo Viola e Violinos, também por ele idealizado, que mescla o estilo sertanejo tradicional com músicas eruditas.
“É uma espécie de brincadeira de Tião Carreiro com Mozart, emendando o pagode com a Sinfonia 40 de Mozart”, explica o maestro.
A sua expectativa é usar a Lei Rouanet para atrair patrocinadores e reduzir os investimentos por parte da administração municipal. Na apresentação de Natal deste ano, das 4 mil cadeiras previstas, mil serão patrocinadas por empresários da cidade.
No calendário de baixa temporada, além das férias de verão, estão incluídos o mês de maio, fim de agosto e meados de setembro. “A primeira apresentação da Sinfonia das Águas em 2020 deverá ser em data próxima ao Dia das Mães”, prevê.
Com base na experiência de Poços de Caldas, o maestro estima atrair turistas de diversos Estados. “Chegamos a atrair pessoas de até 18 Estados diferentes. Por apresentação, em média, temos gente de 15 Estados na plateia”, calcula.
Além de atrair turistas, o projeto do maestro movimenta a economia local. Para a apresentação do dia 22 de dezembro, além dos 75 músicos, dois maestros e bailarinos da Sinfonia, ele prevê a contratação de bailarinos de Serra Negra para integrar o grupo de cerca de 200 pessoas que vão se apresentar na Laudo Natel.
A expectativa é criar empregos na área de serviços. “Toda mão de obra é de Serra Negra, desde montagem, segurança, seis contrarregras, maquiadores, todos serão contratados em Serra Negra”, afirma.
Agenor Ribeiro Netto
CULTURA
cultura Serra Negra
música Serra Negra
Natal Serra Negra
Sinfonia das Águas Serra Negra
turismo Serra Negra
Viva! Serra Negra
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.
Parabéns maestro Agenor, parabéns mais ainda para a prefeitura de Serra Negra por fechar uma parceria com um profissional tao qualificado quanto o maestro Agenor. Só quem já assistiu a apresentação da sinfonia das águas em Poços de Caldas sabe a emoção que ela transmite. Parabéns.
ResponderExcluir