//CULTURA// Megaespetáculo natalino reunirá 200 artistas em Serra Negra

A Sinfonia das Águas foi apresentada durante 13 anos em Poços de Caldas

Nas vésperas de Natal, Serra Negra será palco do maior evento musical ao ar livre da América Latina. A Sinfonia das Águas, com 200 artistas, vai se apresentar para 4 mil pessoas no dia 22 de dezembro na Avenida Laudo Natel.

O idealizador do megaespetáculo, maestro Agenor Ribeiro Netto, prepara também duas outras apresentações musicais para a semana natalina em Serra Negra.

No dia 20 de dezembro, ele se apresenta com a Orquestra Terra Brasilis, formada por músicos da Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista, na Praça Lourenço Franco de Oliveira, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.

“Faremos um Auto de Natal com uma orquestra de cordas e sopros de 20 músicos e dois cantores, um tenor e uma soprano, além de projeções na Igreja”, revela Ribeiro.

No dia 21 de dezembro será realizada a apresentação de uma orquestra de câmara, com menor número de músicos, dentro da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.

A apresentação do dia 22 de dezembro será a primeira da parceria firmada entre o projeto Sinfonia das Águas, a prefeitura de Serra Negra e patrocinadores da iniciativa privada serrana e de outras regiões de São Paulo.

A Sinfonia das Águas chega a Serra Negra depois de 13 anos de apresentações em Poços de Caldas, interior de Minas Gerais, durante os quais atraiu centenas de milhares de turistas e movimentou a economia do município.

“Estamos saindo do eixo Minas Gerais e indo para o eixo São Paulo”, diz o maestro. A Sinfonia das Águas, ele avalia, será um marco na história do turismo de Serra Negra.

A expectativa do maestro é realizar ao longo de 2020 pelo menos quatro apresentações nos períodos de baixa temporada, quando o município sofre brusca queda de movimento no comércio e na rede hoteleira.

A primeira apresentação do próximo ano está prevista para o dia 11 de janeiro, com o grupo Viola e Violinos, também por ele idealizado, que mescla o estilo sertanejo tradicional com músicas eruditas.

“É uma espécie de brincadeira de Tião Carreiro com Mozart, emendando o pagode com a Sinfonia 40 de Mozart”, explica o maestro.



A sua expectativa é usar a Lei Rouanet para atrair patrocinadores e reduzir os investimentos por parte da administração municipal. Na apresentação de Natal deste ano, das 4 mil cadeiras previstas, mil serão patrocinadas por empresários da cidade.

No calendário de baixa temporada, além das férias de verão, estão incluídos o mês de maio, fim de agosto e meados de setembro. “A primeira apresentação da Sinfonia das Águas em 2020 deverá ser em data próxima ao Dia das Mães”, prevê.

Com base na experiência de Poços de Caldas, o maestro estima atrair turistas de diversos Estados. “Chegamos a atrair pessoas de até 18 Estados diferentes. Por apresentação, em média, temos gente de 15 Estados na plateia”, calcula.

Além de atrair turistas, o projeto do maestro movimenta a economia local. Para a apresentação do dia 22 de dezembro, além dos 75 músicos, dois maestros e bailarinos da Sinfonia, ele prevê a contratação de bailarinos de Serra Negra para integrar o grupo de cerca de 200 pessoas que vão se apresentar na Laudo Natel.

A expectativa é criar empregos na área de serviços. “Toda mão de obra é de Serra Negra, desde montagem, segurança, seis contrarregras, maquiadores, todos serão contratados em Serra Negra”, afirma.

Comentários

  1. Parabéns maestro Agenor, parabéns mais ainda para a prefeitura de Serra Negra por fechar uma parceria com um profissional tao qualificado quanto o maestro Agenor. Só quem já assistiu a apresentação da sinfonia das águas em Poços de Caldas sabe a emoção que ela transmite. Parabéns.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.