/CRÔNICA// A Cidade da Saúde vai sendo esquecida...


Carlos Motta

Inúmeras cidades no mundo inteiro são conhecidas por outros nomes além do oficial. É uma maneira de expressar o amor de seus cidadãos por elas. E também uma forma de transformar essa admiração em algo mais palpável - como despertar a curiosidade de quem é de fora e trazê-lo para conhecer as virtudes ou peculiaridades daquele lugar.

Há muitos exemplos de cidades com títulos e apelidos bem conhecidos, seja no Exterior, seja no Brasil ou mesmo na região de Serra Negra: 

Paris - A Cidade Luz;

Nova York - The Big Apple (A Grande Maçã);

Rio - A Cidade Maravilhosa;

Roma - A Cidade Eterna;

Detroit - The Motor City (Cidade do Motor);

Recife - A Veneza Brasileira;

Los Angeles - City of Angels (Cidades dos Anjos);

Chicago - The Windy City (A Cidade do Vento);

Las Vegas - Sin City (Cidade do Pecado);

Jundiaí - A Terra da Uva;

Holambra - A Cidade das Flores;

Araraquara - A Morada do Sol;

Sorocaba - A Manchester Brasileira;

Gramado -  A Europa no Brasil;

Socorro - Terra de Aventuras;

Piracicaba - A Noiva da Colina;

Campos do Jordão - A Suíça Brasileira;

Belo Horizonte - A Capital das Alterosas.

Serra Negra, relatam os historiadores, recebeu, na década de 30 do século passado a denominação de "A Cidade da Saúde" por parte do então presidente da República, Washington Luiz, devido à excelência das águas de suas fontes. Desde 1938, por meio de um decreto assinado pelo então governador paulista, Adhemar de Barros, ostenta o título de Estância Hidromineral e Climática. 


Uma logomarca para Serra Negra está para ser oficializada pelas autoridades municipais. Moderna, colorida, plena de significados. Em breve encherá os olhos dos serranos e visitantes. Uma frase a acompanha: "Viver. Sentir. Amar".

"A Cidade da Saúde" vai ficando no esquecimento.



Comentários

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.