//CINEMA// O premiado "Como Nossos Pais" chega a Serra Negra


O longa-metragem  “Como Nossos Pais”, de Laís Bodanzky, com Maria Ribeiro, Clarisse Abujamra e Paulo Vilhena, abre, nesta quarta-feira, 6 de novembro, a mostra "Um Certo Olhar - São Paulo", promovido pelo Kanemo Cineclube. O filme será exibido a partir das 19h30, no Palácio Primavera, na Praça Sesquicentenário, com entrada gratuita, e faz parte do acervo Ponto MIS, da Divisão de Cultura de Serra Negra.

Até agora, o Kanemo Cineclube já exibiu cerca de 100 obras audiovisuais, entre animações, documentários, curtas e longas-metragens, a maioria de produção independente, com conteúdo diferenciado.

Em novembro, a mostra "Um Certo Olhar - São Paulo",  apresenta uma seleção de longas-metragens e documentários que trazem como protagonista a cidade de São Paulo.

"Como Nossos Pais", filme que abre a mostra,  teve a primeira exibição no Festival Internacional de Cinema de Berlim sob o nome de "Just Like Our Parents", em 11 de fevereiro de 2017, e foi lançado nas salas de cinema brasileiras em 31 de agosto de 2017.

Nele, Rosa (Maria Ribeiro) vive uma vida automática e beirando a infelicidade, uma vez que nada está dentro do que ela esperava. Ela é filha de Clarice (Clarisse Abujamra) e Homero (Jorge Mautner), intelectuais divorciados da classe média alta paulistana com ideias progressistas. Mais conservadora que eles, Rosa vive em conflito especialmente com a mãe, uma relação ambígua coberta por amarguras. 

O filme foi o grande vencedor do 45º Festival de Cinema de Gramado, levando seis prêmios: Filme, Direção, Atriz, para Maria Ribeiro, Ator, para Paulo Vilhena, Atriz Coadjuvante, para Clarisse Abujamra, e Montagem para Rodrigo Menecucci.

A diretora, Laís Bodansky, é filha do também cineasta Jorge Bodanzky. Estreou na direção com o curta-metragem "Cartão Vermelho", sobre uma menina que vive entre moleques e descobre a sexualidade, que foi selecionado para o New York Film Festival de 1995. O reconhecimento no cinema se deu com a realização do longa "Bicho de Sete Cabeças" (2001), que conquistou diversos prêmios e apresentou para o mundo o ator Rodrigo Santoro.

"Como Nossos Pais", seu quarto longa, embalado por inflamados debates feministas e indicado ao prêmio Teddy, recebeu excelentes criticas na mídia internacional especializada. Foi o filme mais premiado do Brasil naquele ano.

Laís possui outros filmes aclamados no currículo, como "Chega de Saudade" (2007), uma coprodução com a França - Canal Arte, e "As Melhores Coisas do Mundo" (2010), que estreou no Festival de Roma, além de documentários para cinema e televisão.

Comentários