//CIDADANIA// Sarau em homenagem à Consciência Negra


Um grupo de moradores serranos vai realizar um sarau em comemoração ao Dia da Consciência Negra, no sábado, 23 de novembro, às 18 horas, na Praça Sesquicentenário, atrás da Rodoviária Municipal, onde é realizada a Feira Noturna.

O Sarau Orgulho e Identidade Negra é mais uma iniciativa cultural do Coletivo da Montanha. “O objetivo é a partir da arte promover uma reflexão para resgatar a cultura negra e repudiar o racismo”, explica a professora de história Érica Pilom.  

“Essa intervenção cultural será uma ferramenta para discutir o racismo, resistência, afirmação e luta por direitos, regatando a história e fortalecendo a ancestralidade e identidade negra”, salienta a professora.

O evento contará com uma programação diversificada e alternativa, incluindo música, poesia, dança, capoeira, maculelê, samba de roda, rap, religião afro, oficina de turbante, doação de livros por meio do Leia Mais Serra Negra, oficina de boneca abayomi, vídeos e informações visuais.

“Não se trata apenas de entretenimento e sim de uma aula de história para, por meio do conhecimento, combater estereótipos construídos durante muito tempo e que custaram a vida de muitas pessoas”, ressalta Érica.

Como professora de história no município e moradora de Serra Negra, Érica diz que o evento é uma iniciativa necessária para resgatar a origem e ancestralidade. “Temos muito que debater sobre esse passado vergonhoso escravagista para compreendermos a sociedade atual e caminhar para romper com a barreira do preconceito.”




Comentários