//MÚSICA// Fanjov brilha em concurso estadual de fanfarras


A Corporação Musical Fanjov se consagrou hexacampeã estadual na categoria Banda de Percussão Juvenil e tetracampeã estadual na categoria Banda de Percussão Sinfônica Sênior, em competição realizada na cidade de Quatá (SP). No total, foram 10 troféus conquistados.

O corpo musical conseguiu a primeira e segunda colocações no período da manhã, e segunda e terceira colocações no geral do dia.

A comandante mor conquistou a primeira colocação no período da manhã e segunda colocação no geral do dia.

A corporação inteira ficou com o quarto lugar no geral do dia, na somatória total de pavilhão, corpo coreográfico, baliza, comandante mor e corpo musical.

Foi o seguinte o desempenho da Fanjov:

- 1º Lugar Mor de Comando - categoria Percussão Juvenil

- 1º Lugar Mor de Comando - categoria Percussão Sinfônica Sênior

- 1º Lugar Corpo Musical - categoria Percussão Juvenil, com 95,8% do total dos pontos

- 1º Lugar Corpo Musical - categoria Percussão Sinfônica Sênior, com 94,5% do total dos pontos

- 1º Lugar Corpo Coreográfico - categoria Percussão Juvenil

- 2º Lugar Corpo Coreográfico - categoria Percussão Sinfônica Sênior

- 1º Lugar Pavilhão Nacional - categoria Percussão Juvenil

- 2º Lugar Pavilhão Nacional - categoria Percussão Sinfônica Sênior

- 2º Lugar Baliza - categoria Percussão Juvenil

- 2º Lugar Baliza - categoria Percussão Sinfônica Sênior

- 2º e 3º maiores pontuações do dia no Corpo Musical

- 4º Lugar no Geral

“Este foi um resultado inédito para nossa corporação, que com muita dedicação, garra,  força e humildade se esforçou o máximo. Parabéns a todos nossos alunos, que mesmo por várias críticas se empenharam e não desistiram do sonho da conquista do campeonato estadual. São 16 anos de Fanjov, um projeto de musicalização, prevenção e civismo com nossos jovens”, disse Ariovaldo Cardoso Fiorante, o Ari, fundador e maestro regente da Fanjov.

Fundada em 2003, a Corporação Musical Fanjov era formada por alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dr. Jovino Silveira, conhecida como fanfarra mirim. Em 2009, foi criada a Associação Cultural Fanjov, em homenagem ao Dr. Jovino Silveira, com autorização da família. O objetivo com a criação da associação foi permitir a possibilidade de captar recursos por meio de patrocínios.

Desde 2007 a Fanjov participa de competições estaduais e nacionais e chegou até a ser convidada para tocar no Chile alguns anos atrás, mas devido à falta de recursos para o transporte isso não foi possível.

Além de ser uma banda de percussão, composta por bumbo, caixa, quadritom, baixo, a Fanjov é também uma banda de percussão sinfônica, com a utilização de instrumentos melódicos de teclas, como vibrafone, xilofone e marimba.

Os ensaios são realizados no Centro de Convenções do Circuito das Águas, às terças, quartas e sextas-feiras, das 19 às 21 horas, aos sábados das 14h30 às 17 horas e domingos das 15 às 18 horas. “Para participar não precisa saber ler música. Basta comparecer a algum ensaio e ensinamos a parte musical ou coreográfica”, disse Ari.

“Existe todo um processo de musicalização, mas também de prevenção para tirar os jovens das ruas, além da doutrina de seguir o regimento interno da corporação, participando de todos os ensaios, e a cultura de nosso país”, comentou o maestro.

Comentários