//EDUCAÇÃO// Crianças já usam tablets nas escolas públicas da cidade


Desde setembro, alunos de 4 a 6 anos da rede municipal de ensino de Serra Negra estão utilizando tablets no seu processo de aprendizagem, seguindo orientação da  Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entre as exigências desse documento, há a de que redes de ensino, escolas e professores, devem incluir os temas de tecnologia e computação nos currículos, desenvolvendo as habilidades digitais dos alunos.

Em Serra Negra, o projeto tem sido coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, por intermédio das educadoras Adriana Camargo, Daniela Andreatti e Glaucia Felipe. “Estamos atingindo os alunos do pré 1, pré 2 e ensino fundamental. Nas duas primeiras semanas, deixamos eles com os equipamentos para conhecerem e se familiarizarem, pois alguns nunca tinham manuseado um tablet. Exploramos alguns jogos e eles ficaram eufóricos com a experiência”, diz Adriana.

Depois, com a colaboração dos professores de informática e coordenação pedagógica, foram instalados dois jogos educacionais, "Ler e Contar" e "Learning Matemática Games". Segundo Daniela, ficou acertado que as aulas utilizando o tablet seriam ministradas uma vez por semana. “Ou na aula toda de português, ou meia hora para português e meia hora para matemática. A escolha é de cada professor, de acordo com seu planejamento”, informou. 

Para cada faixa etária dos alunos, os jogos podem ser explorados diferentemente, com atividades condizentes com o aprendizado. Para o jogo "Ler e Contar", por exemplo, crianças de 4 anos (pré 1) podem trabalhar o alfabeto, crianças de 5 anos começar a fazer a leitura de sílabas, e os alunos do ensino fundamental, frases e leitura. 

No caso do jogo de matemática "Learning Games Matemática", os alunos de 4 anos podem usar formas geométricas e cores, os do pré 2 relacionar a quantidade ao numeral, e os alunos de 6 anos fazer contas de adição e subtração. “Os jogos serão atualizados em 2020 e haverá nova análise de planejamento de conteúdo com os professores de Serra Negra”, diz Glaucia.

O tablets foram adquiridos em junho de 2019 pela prefeitura. Ao todo, foram comprados 450 equipamentos. 

Comentários